TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde do homem

Sinais de doenças da tiroide que os homens não devem ignorar

Podem ser responsáveis pela infertilidade masculina

Por Carlos Rocha Publicado em
Sinais de doenças da tiroide que os homens não devem ignorar
Sinais de doenças da tiroide que os homens não devem ignorar (Foto: Reprodução)

Sabia que embora as doenças da tiroide sejam mais frequentes no sexo feminino, os homens também podem sofrer desta disfunção? A diminuição da libido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e alterações dos espermatozoides são alguns dos problemas associados a estas patologias, que podem ser responsáveis pela infertilidade masculina, indica a Associação das Doenças da Tiroide (ADTI).

A probabilidade de as mulheres desenvolverem problemas de tiroide é cinco a oito vezes superior à dos homens, mas os sintomas são semelhantes. Os homens também devem estar atentos a sintomas como cansaço, apatia, sonolência ou insônias, alterações de humor, oscilações de peso e queda de cabelo", alerta Inês Sapinho, médica endocrinologista e membro do conselho consultivo e científico da ADTI. O aparecimento de um nódulo no pescoço também não deve ser ignorado.

"Os homens ainda não estão tão familiarizados com estas doenças e, sobretudo, com o impacto que estas podem ter na sua qualidade de vida", constata a especialista, sublinhando, ainda assim, que é essencial que em caso de disfunção da tiroide seja realizada uma vigilância regular no seu endocrinologista para monitoramento e, se necessário, proceder antecipadamente à sua correção terapêutica.


Relacionadas