TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Impunidade

Sete em cada dez homicídios na Paraíba ficam sem solução

Levantamento do Instituto Sou da Paz mostra que 70% dos casos de assassinato não são punidos no estado.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Polícia Militar durante operação em busca de suspeitos de homicídios.
Polícia Militar durante operação em busca de suspeitos de homicídios. (Foto: PMPB/Divulgação)

Sete em cada dez crimes de homicídios na Paraíba não tiveram solução. Os dados de mortes violentas de 2018 foram divulgados nesta quarta-feira (13), pela nova edição da pesquisa Onde Mora a Impunidade, do Instituto Sou da Paz.

No Nordeste, a maior taxa de resolução de homicídios é de Pernambuco, com 35%. A Bahia registrou 22% e o Piauí 29%. Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe não enviaram as informações solicitadas pelo instituto.

Para o estudo, foram solicitados dados via Lei de Acesso à Informação de homicídios que aconteceram em 2018 e esclarecidos até 2019. A Paraíba foi um dos 17 estados capaz de informar com precisão os dados que permitissem o cálculo do índice de esclarecimento de homicídios, cuja taxa nacional foi de 44%.

O Mato Grosso do Sul foi o estado que mais esclareceu os crimes nesse período, com percentual de 89% de esclarecimento, seguido por Santa Catarina, com 83% e Distrito Federal, com 81%. Já o estado com a menor taxa de esclarecimento de homicídios foi o Paraná, com 12%. O Rio de Janeiro, que ficou em último no ranking em 2020, melhorou de 11% para 14% seu esclarecimento, seguido da BA, que subiu de 4% na segunda edição para 22%.

“É importante reconhecer o avanço no percentual de esclarecimento de homicídios no Brasil, que aumentou 12% em relação à última edição da pesquisa”, comemora Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “Esta é a edição com o maior número de estados que enviaram dados completos e a maior parte deles apresentou aumento no esclarecimento de homicídios em relação ao ano anterior”, diz.

Veja mais:


Relacionadas