Paraíba

Sete em cada dez homicídios na Paraíba ficam sem solução

Levantamento do Instituto Sou da Paz mostra que 70% dos casos de assassinato não são punidos no estado.

Publicado em 13/10/2021 12:26 Atualizado em 13/10/2021 12:54
logo
Por Redação Portal T5
Polícia Militar durante operação em busca de suspeitos de homicídios.

Polícia Militar durante operação em busca de suspeitos de homicídios. (Foto: PMPB/Divulgação)

Sete em cada dez crimes de homicídios na Paraíba não tiveram solução. Os dados de mortes violentas de 2018 foram divulgados nesta quarta-feira (13), pela nova edição da pesquisa Onde Mora a Impunidade, do Instituto Sou da Paz.

No Nordeste, a maior taxa de resolução de homicídios é de Pernambuco, com 35%. A Bahia registrou 22% e o Piauí 29%. Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe não enviaram as informações solicitadas pelo instituto. 

Para o estudo, foram solicitados dados via Lei de Acesso à Informação de homicídios que aconteceram em 2018 e esclarecidos até 2019. A Paraíba foi um dos 17 estados capaz de informar com precisão os dados que permitissem o cálculo do índice de esclarecimento de homicídios, cuja taxa nacional foi de 44%.

(Imagem: divulgação)

O Mato Grosso do Sul foi o estado que mais esclareceu os crimes nesse período, com percentual de 89% de esclarecimento, seguido por Santa Catarina, com 83% e Distrito Federal, com 81%. Já o estado com a menor taxa de esclarecimento de homicídios foi o Paraná, com 12%. O Rio de Janeiro, que ficou em último no ranking em 2020, melhorou de 11% para 14% seu esclarecimento, seguido da BA, que subiu de 4% na segunda edição para 22%.

“É importante reconhecer o avanço no percentual de esclarecimento de homicídios no Brasil, que aumentou 12% em relação à última edição da pesquisa”, comemora Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “Esta é a edição com o maior número de estados que enviaram dados completos e a maior parte deles apresentou aumento no esclarecimento de homicídios em relação ao ano anterior”, diz.

Veja mais:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play