TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
hipertensão e diabetes

Sessenta mil pessoenses vão receber remédio em casa

A expectativa é que as entregas comecem em novembro

Por Renata Nunes Publicado em
A Prefeitura de João Pessoa estará disponibilizando anti-hipertensivos e antidiabéticos orais
A Prefeitura de João Pessoa estará disponibilizando anti-hipertensivos e antidiabéticos orais (Imagem: Divulgação/PMPJ)

O prefeito Cícero Lucena lançou, nesta quarta-feira (1º), um dos programas de maior destaque em seu plano de governo para a cidade de João Pessoa. Trata-se do Remédio em Casa, projeto que vai garantir a entrega em domicílio de medicamentos para hipertensão e diabetes, o que beneficia cerca de 60 mil pessoas. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

“Quando fui prefeito pela primeira vez tivemos a feliz ideia de criar este programa e comecei a perceber o sentimento das pessoas, de estarem sendo cuidados de fato pela gestão. Prometemos retomar o programa e estamos podendo fazer isso hoje. Uma iniciativa que vai diminuir a perda de medicamentos, evitar aglomerações, facilitar o acesso ao usuário e garantir a continuidade dos tratamentos”, afirmou o prefeito Cícero Lucena, que estava acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena.

A Prefeitura de João Pessoa estará disponibilizando anti-hipertensivos e antidiabéticos orais (medicamentos de uso contínuo). A expectativa é que as entregas comecem em novembro. Poderão ter acesso hipertensos e diabéticos que sejam acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde do Município.

O vice-prefeito Leo Bezerra destacou o quanto a população de João Pessoa pedia pelo retorno do programa. “Nunca consegui entender porque este projeto havia sido abandonado. Aqui estamos resgatando a dignidade das pessoas. Lutei muito por esta pauta enquanto vereador, encaminhei ofícios à gestão anterior, mas nunca fui atendido. Hoje tenho certeza que essa luta não foi em vão”, declarou.

O planejamento da Secretaria Municipal de Saúde é atender inicialmente o público idoso. “Nossa ideia é que este público prioritário possa receber esse benefício imediatamente, mas a tendência é que rapidamente todos os cadastrados sejam contemplados”, explicou o secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha.

Pré-requisitos– Para ser beneficiado pelo programa, o cidadão precisa ser cadastrado na Unidade Básica de Saúde, estar diagnosticado e fazer o acompanhamento pela equipe de Saúde da Família. A entrega será adequada a cada paciente, podendo ser mensal, trimestral ou semestral, dependendo do caso.

A senadora Daniela Ribeiro e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro foram responsáveis pela alocação de parte dos recursos que vão garantir a implantação do programa. “Me emociono por me sentir parte deste processo. Esse é um projeto que abençoa vidas e que merece todo o apoio", destacou a parlamentar.

Também participaram da solenidade o deputado estadual João Gonçalves e os vereadores Bruno Farias, Luís Flávio, Marcos Bandeira, Emano Santos, Júnior Leandro, Coronel Sobreira  e Bosquinho.


Relacionadas