TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
PREVENÇÃO

Serviços e eventos são alterados em Alagoas devido ao coronavírus; veja lista

Em Alagoas, a prefeitura de Maceió e governo do Estado estão alinhando diretrizes para evitar maiores danos

Por Redação Publicado em
Governador renan filho mdb marcio ferreira
Renan Filho (MDB) é governador do estado de Alagoas Renan Filho (MDB) é governador do estado de Alagoas

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar o novo coronavírus (Covid-19) como pandemia, as autoridades brasileiras passaram a adotar medidas mais rígidas para desacelerar a transmissão do vírus no país.

Em Alagoas, a situação não tem sido diferente e a prefeitura de Maceió e governo do Estado estão alinhando diretrizes para evitar maiores danos. Veja abaixo a lista do que já foi suspenso ou modificado devido ao coronavírus.

Governo

O governo de Alagoas anunciou que serão suspensos todos os eventos com público acima de 500 pessoas, além das agendas de inauguração de obras e assinaturas de ordens de serviço do Governo do Estado. O governador recomendou que a iniciativa privada e as prefeituras alagoanas sigam as mesmas diretrizes. Além disso, instituiu teletrabalho para os servidores públicos estaduais com mais de 60 anos de idade.

O Estado irá ainda determinar quarentena para todos os servidores públicos que estiveram no exterior recentemente. A partir de agora, os servidores estaduais serão impedidos de viajar ao exterior e para viajar em território nacional vão precisar de autorização expressa do Gabinete Civil.

Educação: possível suspensão de aulas

Há a possibilidade de suspensão de aulas nas redes estadual e privada de ensino. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou que uma comissão de gerenciamento foi criada para tratar do assunto. O comunicado ressalta que as aulas de graduação e pós-graduação estão mantidas, mas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas estão suspensas, a título de prevenção, e que, por este motivo, suspendeu a realização das atividades da Calourada da UFAL, em todos os campi e Unidades Acadêmicas.

Uma reunião com o setor de educação de Maceió, incluindo Município, Estado e Universidades, será realizada nesta segunda-feira (16), às 17h, para definir estratégias a serem tomadas em conjunto por todas as instituições de ensino.

A escola System Idiomas suspendeu as aulas em todas as unidades do estado a partir desta segunda-feira (16) até o dia 21. Em comunicado, a escola informou que é uma prevenção contra a propagação do Covid-19.

Órgãos do judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas (TRT-AL) foi o primeiro a conceder teletrabalho em regime temporário a servidores que tenham regressado de viagens a localidades que o surto Covid-19 tenha sido reconhecido. O Tribunal de Justiça (TJ-AL) e o Ministério Público Federal (MPF-AL) seguiram a mesma linha e publicaram ato normativo logo depois. Uma juíza do Tribunal Regional Eleitoral suspendeu temporariamente o atendimento sem agendamento prévio nos municípios Pilar, Coqueiro Seco, Satuba e Santa Luzia do Norte na Sede do Cartório Eleitoral de Pilar, âmbito da 8ª Zona Eleitoral.

Arquidiocese 

A Arquidiocese de Maceió emitiu nesta segunda-feira (16) uma nota com medidas a serem adotadas para a prevenção do coronavírus. As recomendações incluem suspensão de procissões, vias-sacras, eventos e retiros.

Eventos culturais

A 4ª edição do Festival Carambola, que aconteceria ao longo da última semana de março, foi adiada. Em comunicado nas redes sociais, a página do festival informou que o evento será realizado, mas em outra data a ser divulgada em breve.

O filme "Cavalo", primeiro longa-metragem alagoano incentivado com recursos públicos e vencedor do edital Guilherme Rogato, que seria realizada na noite de terça-feira (17), no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá, teve a exibição cancelada. A nova data para a exibição do filme ainda não foi definida, mas a orientação é que os ingressos sejam guardados para serem usados posteriormente.

A produtora Sue Chamusca Arte & Assessoria suspendeu as vendas de todos os eventos marcados para março e abril. A medida endossa a prevenção para minimizar a proliferação do Covid-19. Em nota, a produtora afirmou que toda a cadeia produtiva está parada e que muitos profissionais, principalmente os autônomos, ficarão sem receber. Por isso, pediu que, se possível, o consumidor não solicite reembolso e guarde o ingresso já adquirido para utilizar nos shows que serão remarcados. A produtora esclarece ainda que os espetáculos de maio estão mantidos.

A peça "A mentira", com Zezé Polessa, Miguel Falabella, Alessandra Verney e Frederico Reuter, o show "Bloco na Rua, de Ney Mato Grosso, o clube de dança "Dois para lá - Dois para cá", e o Brazilian Geek Party, todos marcados para dias de março e/ou abril são alguns dos eventos divulgados pela produtora e que devem ser adiados.

Concurso

Marcadas para o dia 22 deste mês, as provas do concurso de cartórios em Alagoas também foram canceladas por causa do coronavírus. Os candidatos à titularidade de serventias extrajudiciais devem aguardar 30 dias para nova avaliação sobre a aplicação das provas.

Futebol

Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspender por tempo indeterminado todas as competições em âmbito nacional, a Federação Alagoana de Futebol decidiu, no domingo (15), manter os jogos do Campeonato Alagoano 2020. Competição regional, a Copa do Nordeste é organizada pela CBF em conjunto com a Liga do Nordeste. A decisão da paralisação ou não do Nordestão deve ser comunicada em breve.

Cruzeiros

Todos os cruzeiros marítimos que passariam por Alagoas foram restringidos. Como prevenção ao coronavírus, o governador também solicitou às empresas de turismo que os passeios locais para passageiros de cruzeiros sejam suspensos.


Relacionadas