Alagoas

Serviços e eventos são alterados em Alagoas devido ao coronavírus; veja lista

Em Alagoas, a prefeitura de Maceió e governo do Estado estão alinhando diretrizes para evitar maiores danos

Publicado em 16/03/2020 15:18 Atualizado em 26/11/2020 23:04
logo
Por Redação Portal T5
Serviços e eventos são alterados em Alagoas devido ao coronavírus; veja lista

Renan Filho (MDB) é governador do estado de Alagoas
Renan Filho (MDB) é governador do estado de Alagoas

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar o novo coronavírus (Covid-19) como pandemia, as autoridades brasileiras passaram a adotar medidas mais rígidas para desacelerar a transmissão do vírus no país. 

Em Alagoas, a situação não tem sido diferente e a prefeitura de Maceió e governo do Estado estão alinhando diretrizes para evitar maiores danos. Veja abaixo a lista do que já foi suspenso ou modificado devido ao coronavírus.

Governo

O governo de Alagoas anunciou que serão suspensos todos os eventos com público acima de 500 pessoas, além das agendas de inauguração de obras e assinaturas de ordens de serviço do Governo do Estado. O governador recomendou que a iniciativa privada e as prefeituras alagoanas sigam as mesmas diretrizes. Além disso, instituiu teletrabalho para os servidores públicos estaduais com mais de 60 anos de idade.

O Estado irá ainda determinar quarentena para todos os servidores públicos que estiveram no exterior recentemente. A partir de agora, os servidores estaduais serão impedidos de viajar ao exterior e para viajar em território nacional vão precisar de autorização expressa do Gabinete Civil.  

Educação: possível suspensão de aulas

Há a possibilidade de suspensão de aulas nas redes estadual e privada de ensino. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou que uma comissão de gerenciamento foi criada para tratar do assunto. O comunicado ressalta que as aulas de graduação e pós-graduação estão mantidas, mas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas estão suspensas, a título de prevenção, e que, por este motivo, suspendeu a realização das atividades da Calourada da UFAL, em todos os campi e Unidades Acadêmicas.

Uma reunião com o setor de educação de Maceió, incluindo Município, Estado e Universidades, será realizada nesta segunda-feira (16), às 17h, para definir estratégias a serem tomadas em conjunto por todas as instituições de ensino. 

A escola System Idiomas suspendeu as aulas em todas as unidades do estado a partir desta segunda-feira (16) até o dia 21. Em comunicado, a escola informou que é uma prevenção contra a propagação do Covid-19. 

Órgãos do judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas (TRT-AL) foi o primeiro a conceder teletrabalho em regime temporário a servidores que tenham regressado de viagens a localidades que o surto Covid-19 tenha sido reconhecido. O Tribunal de Justiça (TJ-AL) e o Ministério Público Federal (MPF-AL) seguiram a mesma linha e publicaram ato normativo logo depois. Uma juíza do Tribunal Regional Eleitoral suspendeu temporariamente o atendimento sem agendamento prévio nos municípios Pilar, Coqueiro Seco, Satuba e Santa Luzia do Norte na Sede do Cartório Eleitoral de Pilar, âmbito da 8ª Zona Eleitoral.

Arquidiocese 

A Arquidiocese de Maceió emitiu nesta segunda-feira (16) uma nota com medidas a serem adotadas para a prevenção do coronavírus. As recomendações incluem suspensão de procissões, vias-sacras, eventos e retiros. 

Eventos culturais

A 4ª edição do Festival Carambola, que aconteceria ao longo da última semana de março, foi adiada. Em comunicado nas redes sociais, a página do festival informou que o evento será realizado, mas em outra data a ser divulgada em breve. 

O filme "Cavalo", primeiro longa-metragem alagoano incentivado com recursos públicos e vencedor do edital Guilherme Rogato, que seria realizada na noite de terça-feira (17), no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá, teve a exibição cancelada. A nova data para a exibição do filme ainda não foi definida, mas a orientação é que os ingressos sejam guardados para serem usados posteriormente.

A produtora Sue Chamusca Arte & Assessoria suspendeu as vendas de todos os eventos marcados para março e abril. A medida endossa a prevenção para minimizar a proliferação do Covid-19. Em nota, a produtora afirmou que toda a cadeia produtiva está parada e que muitos profissionais, principalmente os autônomos, ficarão sem receber. Por isso, pediu que, se possível, o consumidor não solicite reembolso e guarde o ingresso já adquirido para utilizar nos shows que serão remarcados. A produtora esclarece ainda que os espetáculos de maio estão mantidos. 

A peça "A mentira", com Zezé Polessa, Miguel Falabella, Alessandra Verney e Frederico Reuter, o show "Bloco na Rua, de Ney Mato Grosso, o clube de dança "Dois para lá - Dois para cá", e o Brazilian Geek Party, todos marcados para dias de março e/ou abril são alguns dos eventos divulgados pela produtora e que devem ser adiados. 

Concurso

Marcadas para o dia 22 deste mês, as provas do concurso de cartórios em Alagoas também foram canceladas por causa do coronavírus. Os candidatos à titularidade de serventias extrajudiciais devem aguardar 30 dias para nova avaliação sobre a aplicação das provas.

Futebol

Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspender por tempo indeterminado todas as competições em âmbito nacional, a Federação Alagoana de Futebol decidiu, no domingo (15), manter os jogos do Campeonato Alagoano 2020. Competição regional, a Copa do Nordeste é organizada pela CBF em conjunto com a Liga do Nordeste. A decisão da paralisação ou não do Nordestão deve ser comunicada em breve. 

Cruzeiros

Todos os cruzeiros marítimos que passariam por Alagoas foram restringidos. Como prevenção ao coronavírus, o governador também solicitou às empresas de turismo que os passeios locais para passageiros de cruzeiros sejam suspensos.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play