Paraíba

Sepultamento de Fernanda Benvenutty acontece nesta segunda (3), em JP

Ativista morreu nesse domingo (2) por complicações renais

Publicado em 03/02/2020 10:01 Atualizado em 27/11/2020 01:02
logo
Por Redação Portal T5
Sepultamento de Fernanda Benvenutty acontece nesta segunda (3), em JP

Fernanda Benvenutty morreu aos 57 anos, em João Pessoa
Fernanda Benvenutty morreu aos 57 anos, em João Pessoa Foto: Reprodução/Facebook

O corpo da ativista de direitos humanos e LGBT Fernanda Benvenutty será sepultado na tarde desta segunda-feira (3), em João Pessoa. A enfermeira morreu nesse domingo (2) por complicações renais. Fernanda ainda enfrentava uma longa batalha contra um câncer.

Este ano, Fernanda é tema do samba enredo da escola de samba Unidos do Roger. Quase 400 componentes, sendo distribuídos em 7 alas e 3 carros alegóricos participarão do desfile. 

Fernanda foi presidente-fundadora da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa) e vice-presidente da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Chegou a se candidatar a vereadora de João Pessoa e deputada estadual pela Paraíba algumas vezes, mas não conseguiu se eleger.

Fernanda Benvenutty nasceu em 9 de fevereiro de 1962, em Remígio, seu nome de batismo era Eliziário Benvindo da Silva. Ainda na infância ela se deu conta da sua transexualidade. Aos 14 anos, fugiu de casa em um circo, no qual atuou como palhaça, trapezista, apresentadora de espetáculos e atriz.

Apesar de ter saído de casa na adolescência e entrar em sérios conflitos com sua família, não perdeu o vínculo. Atualmente ela estava, juntamente com sua mãe idosa, se dividindo em educar um casal de filhos adotivos e defender direitos em vários segmentos sociais.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play