Geral

Senai seleciona 250 indústrias para consultoria gratuita em fabricação de equipamentos de proteção contra a Covid-19

Treinamento online vai orientar empresas a produzir máscaras, protetores de acetato, antissépticos, entre outros produtos, que ajudam a prevenir a doença. Consultores também vão sugerir linhas de financiamento.

Publicado em 02/06/2020 09:40 Atualizado em 26/11/2020 19:57
logo
Por Redação Portal T5
Senai seleciona 250 indústrias para consultoria gratuita em fabricação de equipamentos de proteção contra a Covid-19

Um grupo de 250 empresas receberá mentoria gratuita do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para fabricar equipamentos de proteção individual (EPIs), pivotar ou ampliar a produção existente. A lista de selecionadas está disponível no site do Edital de Inovação para a Indústria. O treinamento online, que tem duração de oito horas, será realizado pela rede de 27 Institutos SENAI de Inovação e 60 Institutos SENAI de Tecnologia distribuídos pelo país.

Os participantes serão orientados a elaborar máscaras e aventais hospitalares, protetores faciais e máscaras domésticas, entre outros. Os consultores do SENAI vão ajudar as empresas a criar um plano de ação para realizar o trabalho, orientar sobre as especificações técnicas exigidas na fabricação de cada item e a necessidade de consulta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa). Vão também sugerir linhas para financiamento caso seja necessário fazer algum investimento.

Entre as indústrias selecionadas, 136 vão fabricar máscaras de uso geral e 37, máscaras cirúrgicas; 29 irão fornecer protetores de acetato do tipo faceshield; sete vão produzir antissépticos e 41 receberão consultoria para oferecer outros produtos. As empresas escolhidas localizam-se em 17 unidades da Federação: 34 são do Ceará, 32 do Paraná, 32 de Mato Grosso, 30 da Paraíba, 25 de Goiás, 22 de Pernambuco, 18 do Rio Grande do Norte, 16 de Minas Gerais, 15 de São Paulo, oito do Rio Grande do Sul, seis do Piauí, seis do Rio de Janeiro e duas do Espírito Santo. As demais selecionadas são de Tocantis, Bahia, Acre e Distrito Federal.

O Edital de Inovação para a Indústria selecionou ainda 34 projetos destinados a prevenir, combater ou tratar os efeitos do novo coronavírus. Serão investidos R$ 27,7 milhões na categoria Missão contra a covid-19, realizada em parceria do SENAI com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Na lista estão propostas para desenvolver plataforma de software de visão computacional e inteligência artificial de detecção a distância de pessoas febris; um revestimento antiviral em spray, baseado em nanopartículas de prata, que consegue inativar o vírus; um sistema de desinfecção para transportes públicos com raios ultravioleta do tipo C (UV-C); a adaptação de ventiladores pulmonares veterinários para uso por humanos, entre outras.

Leia também:

+ Vídeo: câmeras de segurança registram momento que idoso é atropelado em João Pessoa

+ Paraíba registra 12.862 casos confirmados com Covid-19 e mortes chegam a 346

+ Xuxa adere à campanha “Somos 70 por cento” contra Bolsonaro

+ Porteiro encontra alternativa para driblar a crise fazendo entregas de bike

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play