TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Combate à pandemia

Senado cria CPI da Covid para investigar Governo Federal

Repasse de verba a estados e municípios também será alvo de investigação.

Por Renata Nunes Publicado em
Senado brasileiro 790x444 06042021180833
(Foto: Divulgação / Senado Federal)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), criou oficialmente a CPI da Covid nesta terça-feira (13). A comissão é resultado da união de dois requerimentos apresentados pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eduardo Girão (Podemos-CE) e tem o objetivo de investigar possíveis omissões do Governo Federal no enfrentamento à pandemia da covid-19 no Brasil e também o repasse de verbas da União aos estados e municípios.

À princípio, com foco apenas na condução da gestão do presidente Jair Bolsonaro, como previa o requerimento do senador Randolfe Rodrigues, a CPI da Covid logo foi pressionada por parlamentares governistas que também pediam a inclusão de governadores e prefeitos. Sendo assim, o requerimento de Eduardo Girão foi acrescentado ao objeto da Comissão, ainda que o regimento do Senado não admita investigação por CPI de matérias pertinentes à Câmara dos Deputados, às atribuições do Poder Judiciário e aos estados.

A criação da CPI da Covid ocorre cinco dias após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso que obrigou os senadores a iniciar a investigação. O plenário do Supremo vai analisar nesta quarta-feira (14) a decisão monocrática de Barroso. A comissão terá um prazo de 90 dias de atividades para a conclusão das investigações.


Relacionadas