TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Contra a covid

Secretaria monitora pessoas que teriam tomado vacinas vencidas na PB

“Não necessariamente essa data limite implica que a vacina perde o seu efeito”, afirmou o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi

Por Juliana Alves Publicado em
JP aplica 3ª dose de vacina em idosos acima de 68 anos
JP aplica 3ª dose de vacina em idosos acima de 68 anos (Divulgação/Secom-JP)

O Ministério da Saúde está apurando se seis municípios paraibanos teriam aplicado vacinas vencidas da Astrazeneca/Oxford contra a covid-19 na população. As vacinas são referentes à primeira remessa de vacinas importadas da Índia.

Segundo secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, as vacinas chegaram à Paraíba com 30 dias de validade e foram distribuidas em seguida para os municípios. Ele disse que era “prazo hábil para que elas [as vacinas] pudessem ser aplicadas”.

De acordo com Beltrammi, “as orientações do Ministério da Saude, acompanhadas pela Secretaria de Estado, são de observação” dessas cerca de 94 pessoas que teriam recebido doses fora do prazo de validade.

“Observação significa: fica mantido o esquema como primeira dose”. Segundo ele, essas pessoas vão receber normalmente a segunda a segunda dose do imunizante. “Nós vamos acompanhar essas pessoas”, garantiu o secretário.

Daniel Beltrammi ainda ressaltou que “não necessariamente essa data limite implica que a vacina perde o seu efeito”. Ele acrescentou que o erro pode “acontecer em alguns eventos, ao longo de uma campanha vacinal de ordem populacional”.

“Nosso papel é compreender esses eventos, acompanhar cada uma das pessoas e garantir que os efeitos vacinais sejam entregues a essas pessoas”, completou o secretário executivo de Saúde da Paraíba.


Relacionadas