TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
dezembro vermelho

Secretaria de Saúde identificou mais de 2 mil casos de HIV em João Pessoa; saiba mais

O levantamento mostra que 72% dos diagnosticados são do sexo masculino e 28% são do sexo feminino

Por Redação Publicado em
Hiv positivo 171202 075609

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa apresentou, nesta quarta-feira (4), dados sobre casos de HIV/Aids e a oferta de serviços de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) na Capital. A apresentação aconteceu no auditório da Estação das Artes, anexo à Estação Cabo Branco, e faz parte da programação alusiva à campanha Dezembro Vermelho.

Filhos de bombeiro morrem em incêndio dentro de casa no RJ

Segundo dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica (Viep) da SMS, foram identificados 2.036 casos de Aids, em João Pessoa, no período de 2007 até outubro de 2019, sendo 120 casos nos 10 primeiros meses deste ano. Já em todo o ano de 2018 foram identificados 173 casos da doença, enquanto em 2007 foram 110. Ou seja, houve um aumento de 57% na identificação de casos neste período.

DJ Diplo choca seguidores ao aparecer sem roupa pegando sol no períneo; veja

Os dados revelam que também houve um aumento de 59% na detecção de casos de casos de HIV no período de 2015 (185) a 2018 (294). O levantamento da Viep mostra, ainda, que do total de pessoas identificadas com HIV/Aids no município entre os anos de 2007 e 2019, 72% são do sexo masculino e 28% são do sexo feminino.

Sobre os dados apresentados, o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, explica que desde 2014 os casos positivos para HIV passaram a ser de notificação compulsória. “Antes disso, havia subnotificação dos casos e a partir de então houve também a ampliação dos testes rápidos na rede de saúde de João Pessoa”, comentou.

Câmera mostra momento em que psicólogo paraibano atira em funcionários de hotel, no Recife

Até o mês de outubro deste ano, a rede municipal de saúde já realizou 36,8 mil testes rápidos para HIV; 31,9 mil para sífilis; 27,7 mil para hepatite B e 28,2 mil para hepatite C.

De acordo com o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a rede municipal trabalha com uma política de prevenção o ano inteiro. “Buscamos reduzir a transmissão das IST na população e melhorar a qualidade de vida das pessoas convivendo com essas infecções, além de fortalecer a rede de atenção e promover a prevenção e diagnóstico precoce”, afirmou.

Serviço

A SMS oferece diariamente aos usuários o serviço de testagem rápida para HIV/Aids e outras IST como sífilis, e hepatites B e C. Além das unidades de saúde da família e policlínicas municipais, o serviço também é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe.

Com câncer, Mamma Bruschetta faz cirurgia para retirar o estômago

Dezembro Vermelho

A Campanha Dezembro Vermelho tem o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas com HIV/Aids. Durante todo o mês, estão sendo realizadas atividades nos serviços da rede municipal de saúde, assim como ações itinerantes, em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, oferecendo testes rápidos e orientação para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

Top Nine: veja como fazer a retrospectiva de suas fotos mais populares do Instagram

HIV/Aids

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Leia Também: A Fazenda 11: Record cancela roça entre Lucas e Hari alegando falha na última prova

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas