TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Relatório

Seca na Paraíba atinge 100% do território, diz ANA

Estado vive pior momento desde março de 2020

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Município de Tacima, na Paraíba
Município de Tacima, na Paraíba (Foto: Arquivo/Dennison Vasconcelos/RTC)

A Paraíba permanceu com 100% do território em seca no último mês, de acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O estado tem a maior severidade do fenômeno desde março de 2020.

Segundo o Monitor das Secas, os impactos do fenômeno entre os paraibanos permanecem de curto e longo prazo na porção central e de curto prazo no restante do estado.

No leste da Paraíba, a área com seca moderada subiu de 58% para 62% entre fevereiro e março, devido às chuvas abaixo da média nos últimos meses, sendo que o restante do território apresentou seca fraca. Com isso, o estado tem a maior severidade do fenômeno desde março de 2020, quando 65,6% do território paraibano registrou seca moderada e o restante teve seca fraca. Os impactos do fenômeno permanecem de curto e longo prazo na porção central e de curto prazo no restante do estado.

Situação semelhante a da Paraíba ocorreu em estados como o Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe, que também tiveram 100% do território com seca.

Segundo a ANA, devido às chuvas abaixo da média em março, o Nordeste teve piora na condição de seca, marcada principalmente pelo aumento das áreas com seca grave e/ou moderada em todos os estados.

Veja também:


Relacionadas