TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
É crime!

Samu recebe, em média, cinco trotes por hora em João Pessoa

Número equivale a 128 trotes por dia direcionados ao telefone 192

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Samu foto divulgacao telefone
(Foto: Arquivo/Divulgação/PMJP)

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) recebeu em março, pelo menos cinco trotes por hora, em João Pessoa. Ao todo, foram 3.978 ligações consideradas falsas em 31 dias.

O número equivale a 128 trotes por dia direcionados ao telefone 192, que é a Central de Regulação de Urgências. Ao todo, foram 26.547 ligações no período.

Passar trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal e, quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal por falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

O trote gera prejuízos e prejudica não apenas ao serviço, mas também a toda a população.  “São vários danos causados como a ocupação das linhas telefônicas, fazendo com que deixem de ser atendidas as ligações de situações reais, causa o acionamento da ambulância que, ao chegar ao local informado e não existindo a ocorrência, deixou de atender uma real situação de socorro, fora os gastos gerados desnecessariamente de combustível e depreciação da ambulância”, explica o coordenador geral do Samu, Galileu Machado.


Relacionadas