TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Curiosidade

Saiba quem foi Juliano Moreira, que dá nome ao complexo psiquiátrico de João Pessoa

Centro é referência no atendimento de pacientes psiquiátricos no estado.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Juliano Moreira é um dos primeiros médicos negros do país
Juliano Moreira é um dos primeiros médicos negros do país (Imagem: Reprodução)

Um dos principais revolucionários no tratamento de pessoas com transtornos mentais no Brasil. Juliano Moreira, que dá nome ao Complexo Psiquiátrico localizado no bairro da Torre, em João Pessoa, completa 149 anos de nascimento nesta quarta-feira (6).

Natural de Salvador, nascido em 1872, o então futuro médico é filho de uma mulher negra, que trabalhava em uma casa de aristocratas. Com apenas 13 anos ele ingressou na faculdade de medicina. Aos 18 já era formado.

Trata-se, portanto, de um dos dos primeiros médicos negros do país. As informações são da Academia Brasileira de Ciências. Entre suas contribuições, como aponta o Brazilian Journal of Psychiatry, está a disciplina de psiquiatria no país.

Na capital paraibana, o Centro referência no atendimento está localizado em um dos pontos mais estratégicos – praticamente no centro do município. O que facilita, inclusive, o deslocamento para quem necessita de atendimento e suporte.

Em razão da pandemia do novo coronavírus novas ações foram desencadeadas como, por exemplo, a adoção de medidas de segurança sanitária. Informações sobre as atividades do complexo podem ser buscadas no número (83) 3211-9800.

Leia também:

Teto de restaurante desaba e deixa duas pessoas feridas, na Paraíba

Na PB: mulher é suspeita de pagar R$ 4 para descarte de feto após aborto

+ Corpos de idosas são trocados e família enterra mulher no lugar de parente, na Paraíba

+ Saiba quem foi Juliano Moreira, que dá nome ao complexo psiquiátrico de João Pessoa


Relacionadas