TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Violência Doméstica

Saiba quem é Maria da Penha

O nome da lei homenageia Maria da Penha, que sofreu tentativa de feminicídio em 1983

Por Juliana Alves Publicado em
Maria da Penha fala sobre aniversário da Lei que leva seu nome
Maria da Penha fala sobre aniversário da Lei que leva seu nome (Foto: Reprodução/Instituto Maria da Penha)

A Lei Maria da Penha, que pune agressores em casos de violência doméstica e familiar contra mulheres completa 15 anos neste sábado (7). Mas você sabe quem é Maria da Penha e a origem da lei, considerada uma das três mais avançadas do mundo pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem)?

O nome da lei homenageia Maria da Penha, que sofreu tentativa de feminicídio em 1983, chegando a ficar paraplégica. Até 1998, o agressor de Maria da Penha continuava em liberdade, e o caso ganhou repercussão internacional e foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

+ Saiba o que é violência doméstica e como denunciar

+ A cada 2 horas, uma mulher é vítima de violência doméstica na Paraíba

Em 2001, a OEA responsabilizou o Estado brasileiro por negligência, omissão e tolerância em relação à violência doméstica praticada contra as mulheres brasileiras.

A OEA recomendou não apenas que o Brasil desse seguimento à devida punição do agressor de Maria da Penha, como prosseguisse com uma reforma que evitasse a tolerância estatal nesses casos.

Diante da falta de medidas legais e ações efetivas, em 2002 foi formado um consórcio de organizações não governamentais (ONGs) feministas que elaborou a primeira versão de uma lei de combate à violência doméstica contra a mulher. Em 2006, após muita discussão na Câmara e no Senado, a lei foi aprovada pelos parlamentares.

Em vigor, a Lei que enfrenta atos de violência física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral contra a mulher no Brasil.

Maria da Penha Maia Fernandes, de 76 anos, nasceu em Fortaleza, no Ceará, e é farmacêutica bioquímica. Ela tem mestrado em Parasitologia em Análises Clínicas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.


Relacionadas