Paraíba

Saiba quais documentos são necessários para receber a vacina

Imunização deve começar na próxima semana

Publicado em 16/01/2021 10:55 Atualizado em 16/01/2021 11:31
logo
Por Redação Portal T5
Veículos prontos para a vacinação na Paraíba Veículos prontos para a vacinação na Paraíba (Foto: Divulgação/SES-PB)

A previsão para o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil é para a próximo quarta-feira (20). Na Paraíba, para a imunização, o governo realizou a organização da rede de frio, a logística de recebimento e distribuição das vacinas, assim como, a descrição dos grupos prioritários com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença.

Sobre o cronograma de vacinação, o plano está dividido em quatro fases.

A primeira possui dois grupos e contempla a seguinte população:

  • Grupo 1 - Trabalhadores de Saúde; povos de comunidades tradicionais quilombola; população indígena vivendo em terras demarcadas
  • Grupo 2 - pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos.  

Quais documentos levar? 

O registro das doses aplicadas será nominal e individualizado, por meio do número do Cartão Nacional de Saúde ou número do CPF do usuário. A Secretaria de Estado da Saúde está estimulando a população a baixar e usar o aplicativo de celular do Ministério da Saúde, o Conect SUS (disponível para iOS e Android), para agilizar no processo de vacinação. A falta do cadastro prévio no aplicativo não impede a vacinação nas unidades de saúde. 

Sobre o estoque de seringas e agulhas, a SES garante que tem o suficiente para começar a primeira fase do plano.

A secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, estava presente na primeira reunião e explicou que a versão atual do plano de vacinação ainda pode sofrer alterações de acordo com as atualizações do Ministério da Saúde. Ela reforçou que, mediante recebimento das vacinas, a SES repassará a todos os 223 municípios seguindo os critérios destacados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar