TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Mulher ficou ferida em JP

Saiba o que pode causar a explosão do celular e como se prevenir

O dispositivo eletrônico pode trazer riscos, saiba como evitá-los.

Por Redação Publicado em
Praia cabo branco imagem verinho paparazzo celular explosao
Trabalhadora teve queimaduras graves após bateria de aparelho explodir na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa. Trabalhadora teve queimaduras graves após bateria de aparelho explodir na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa. Foto: Verinho Paparazzo/RTC

O telefone celular tornou-se um utensílio essencial e que passamos praticamente todo o dia ao lado dele. Porém por ser um dispositivo eletrônico, ele pode trazer riscos, em alguns casos pode ocorrer até a explosão da bateria do aparelho.

Policial militar é morto com tiro na cabeça durante ocorrência em Campina Grande

Foi o que ocorreu nesse domingo (8), com uma mulher na orla de João Pessoa. De acordo com a vítima, tudo aconteceu quando ela estava trabalhando em um barraca de bebidas na praia de Cabo Branco. O celular, que foi comprado há dois meses, explodiu dentro da pochete que estava presa ao corpo. A mulher, de 30 anos, sofreu queimaduras graves e foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, onde permanece internada com estado de saúde considerado regular.

+ Empresário é preso acusado de golpes de até R$ 200 mil em João Pessoa

Segundo especialistas, a explosão ocorre quando há superaquecimento da bateria. Como o periférico é projetado para aguentar até 135ºC, quando passa dessa temperatura, ela pode causar uma explosão, ou pegar fogo. Isto pode acontecer em duas situações:

+ Trabalho infantil: criança de 10 anos é encontrada esfolando animais em abatedouro da PB

1. Quando o celular está carregando: cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causa superaquecimento e, consequentemente, a possível explosão.

2. Durante o uso: neste caso, há uma falha no componente de segurança que separa os pólos negativo e positivo da bateria, causando um curto circuito. Pode ser causado por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade. Esse curto-circuito gera calor em excesso, derretendo o invólucro de plástico e deixando o ar entrar. O contato do ar com as substâncias da bateria faz o material entrar em combustão, chegando a até 800ºC, o que pode causar sérias queimaduras nas vítimas. E agora, como evitar?

Compre de marcas confiáveis

Alguns casos de explosão da bateria são causados por defeitos de fabricação. Por isso, diminua a chance de um acidente ocorrer escolhendo uma marca confiável e com um bom histórico de suporte ao consumidor.

Use somente acessórios originais

Acessórios “piratas” não passam pelos mesmos teste de qualidade e segurança que os originais, e não são totalmente confiáveis. Um carregador que não é original pode causar diferenças de tensão elétrica e levar a defeitos perigosos na bateria, além da diminuição da vida útil.

Se precisar trocar a bateria, opte sempre pelo modelo indicado pelo fabricante, que oferece mais segurança e possui garantia de fábrica. Em muitos casos, o barato pode sair caro.

Não exponha o celular ao calor

Evite andar muito tempo com o celular no bolso, principalmente se usar as famosas “meias de celular” feitas de tecido. Procure também não deixá-lo exposto ao sol, no painel do carro, perto do fogão ou microondas.

Evite a umidade

A umidade é uma grande inimiga da sua bateria. Evite levar o celular para o banheiro durante o banho, por exemplo, ou deixar o aparelho parado na praia ou próximo de alguma piscina.

Tempo certo na tomada

Procure desconectar o celular da tomada assim que ele der o aviso de bateria carregada. Deixá-lo ligado à corrente por muito tempo pode diminuir a vida útil e levar a defeitos posteriores.

Com cuidados básicos e seguindo essas dicas, você pode usar o seu aparelho livre de preocupações.

Veja mais:

+ Ex-MasterChef abandona carreira e exibe diploma da 'Le Cordon Bleu': "Uma honra"

+ Veja como estão Drew e Tonya, do seriado “Todo mundo odeia o Chris”, 10 anos depois

+ Celular explode e vítima sofre queimaduras graves, na orla de João Pessoa

+ Fogaça toma atitude após vazamento de vídeo íntimo na web; veja

+ Homem é acusado de esfregar órgão genital em meninas durante desfile cívico, na PB

Com informações do TechTudo


Relacionadas