TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde

Saiba mais sobre a diverticulite, doença que fez o Papa passar por cirurgia

A enfermidade que ocasionou a cirurgia do Papa foi um dos termos mais buscados na internet nas últimas horas

Por Carlos Rocha Publicado em
Saiba mais sobre a diverticulite, doença que fez o Papa passar por cirurgia
Saiba mais sobre a diverticulite, doença que fez o Papa passar por cirurgia (Foto: Reprodução)

A notícia da internação e cirurgia do Papa Francisco pegou todos de surpresa neste final de semana. Apesar de programado, o procedimento só foi divulgado neste domingo (4). Felizmente, segundo comunicado do Vaticano, a cirurgia foi um sucesso e o religioso já se recupera no quarto, mas inda sem previsão de alta.

A enfermidade que ocasionou a cirurgia do Papa foi um dos termos mais buscados na internet nas últimas horas. O termo em questão é a diverticulite. Mas afinal, do que se trata?

De acordo com os especialista, nos casos leves, a pessoa sofre com dores no abdômen e pode apresentar inchaço na barriga. No entanto, nos casos graves, pode acontecer uma complicação que é a perfuração do intestino e vazar fezes para dentro da cavidade abdominal, gerando infecções perigosas. Apesar dos sintomas semelhantes, a diverticulite não está relacionada com o câncer de intestino.

Principais sinais

A suspeita de um quadro de diverticulite ocorre quando o paciente apresenta febre, mal estar geral, dor permanente no abdômen e parada do funcionamento intestinal. Veja abaixo os sinais em casos leves e graves:

Os sintomas da versão leve da doença são: dor, principalmente no lado inferior esquerdo do abdômen e estufamento da barriga. Já a versão mais grave pode causar no paciente: dor intensa, febre, náuseas, vômito e sangue nas fezes e dificuldade para evacuar ou eliminar gases.

Diagnóstico

Alguns exames de sangue, de imagem (como ultrassom e raio-x) e ressonância magnética podem identificar a diverticulite. A colonoscopia também é um caminho, porém, não é considerada o exame ideal para o diagnóstico. A tomografia computadorizada é a mais indicada porque permite uma visualização melhor de eventuais lesões causadas pelo problem.

Como é tratada

O tratamento da diverticulite é baseado na utilização de antibióticos por via oral nos casos mais simples e por via venosa nos casos mais complicados, necessitando internação hospitalar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a grande maioria dos casos de diverticulite responde ao tratamento clínico em torno de sete a dez dias.

O médico só recorre à cirurgia em casos mais graves que não melhoram com o tratamento e evoluem para infecção grave no abdômen.

Como prevenir

A doença pode estar vinculada à uma dieta pobre em fibras, então, mudar aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e grãos (como mamão, laranja, damasco, alface, rúcula entre outros) e beber bastante água (2 litros por dia, pelo menos) pode ajudar a diminuir os riscos. Exercícios físicos também são recomendados.

Leia também:

Viúvo de Paulo Gustavo diz ter vivido situações que o traumatizaram

Idosos acima de 80 anos poderão fazer prova de vida em casa

Operação Morabito: polícia prende 13 pessoas e apreende quase R$ 100 mil

Vídeo: veja quem pode ser vacinado contra a gripe em João Pessoa


Relacionadas