TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Paraíba

Saiba como solicitar a Carteira de Habilitação definitiva sem sair de casa

Antes de tudo, é importante verificar se a PPD (CNH Provisória) está vencida, pelo período mínimo de 1 dia

Por Juliana Alves Publicado em
Confira o cronograma do Programa Habilitação Social
Confira o cronograma do Programa Habilitação Social (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Se a sua Permissão Para Drigir (PPD) - válida por um ano - está vencida, fique atento; pois é preciso fazer uma solicitação ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PB) para obter a Carteira Nacional de Habilitação "definitiva".

Nesse tempo de aumento do número de casos de Covid-19, é importante evitar deslocamentos desnecessários. Por isso, o DETRAN-PB divulgou um passo a passo para que os condutores solicitem a CNH definitiva sem sair de casa. Confira:

Antes de tudo, é importante verificar se a PPD (CNH Provisória) está vencida, pelo período mínimo de 1 dia;

 Após a data de vencimento da sua PPD, entre no site do Detran, na seção Habilitação e clique no ícone “Boletos CNH”, digite o cpf e emita a guia do serviço desejado.

Lembrando que é necessário guardar esta guia, pois você precisará do “Nosso Número”, que está nela.

Após pagar a guia, volte ao site do Detran, no ícone “Solicitar 2ª Via CNH/CNH Definitiva”, que levará ao Portal de Serviços on-line do Detran-PB. No portal você faz a solicitação da emissão da habilitação definitiva.

Para acompanhar o processo, você pode entrar no site do Detran, clicar no ícone “Situação CNH”, consultar se a carteira já está disponível. Quando estiver pronta, aparecerá a informação “Confirmada Emissão”.

Você poderá baixar a CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, utilizando o código que será enviado pelo Denatran para o e-mail cadastrado. A CNH Digital tem o mesmo efeito legal da CNH física.

 Você também poderá fazer o agendamento no site para pegar a CNH física, escolha a opção no Agendamento de Serviços “Entrega da Habilitação”.


Relacionadas