TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
alimento para recém-nascidos

Saiba como fazer a doação de leite materno e potes de armazenamento em JP

De acordo com o Ministério da Saúde, cada litro de leite pode alimentar até 10 bebês por dia

Por Redação Publicado em
Leitematerno

O leite materno pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. Porém alguns recem-nascidos só têm acesso ao alimento através de doações. Em João Pessoa, o Banco de Leite Zilda Arns, no Instituto Cândida Vargas (ICV), recebe doações de leite materno e também de potes para o armazenamento adequado do composto.

De acordo com o  Ministério da Saúde, cada litro de leite pode alimentar até 10 bebês por dia.

Como doar – As doações podem ser feitas por qualquer mãe, desde que ela seja saudável e não esteja fazendo uso de medicação que interfira na amamentação. Para fazer a coleta é ideal cuidar da higiene pessoal e limpar bem o frasco que será utilizado, retirando restos de lacre e rótulos e esterilizando o recipiente em água fervente.

Uma vez coletado, o leite pode ser congelado. É importante registrar no pote a data e hora da coleta. Caso o pote não esteja cheio, ele pode ser completado na coleta seguinte. Para isso é preciso utilizar um novo pote esterilizado e só depois acrescentar o leite coletado ao que já estava congelado. A mãe pode ligar para o Banco de Leite - (83) 3214-1390 - para entregar o material quando o pote estiver quase cheio (dois dedos para a tampa) ou caso transcorra dez dias da primeira extração.

Potes – Também é possível ajudar o Banco por meio da doação de potes para armazenamento do leite, outro insumo de grande importância. O ideal é que os potes sejam de vidro com tampa plástica. Um bom exemplo é o de potes de café solúvel. Para fazer a doação basta ligar para o Banco de Leite ou mandar mensagem de WhatsApp para o número 98795-8192, solicitando a coleta dos recipientes em sua residência.

saiba mais

Relacionadas