TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Centro Histórico de JP

Restauração da Torre de Igreja atingida por raio termina neste domingo (14)

O serviço que começou na última quinta-feira (11) está previsto para terminar até o final deste domingo (14)

Por Juliana Alves Publicado em
Torre igreja centro historico
(Foto: Ascom/JP)

Após ser atingida por um raio durante as fortes chuvas no fim de fevereiro, a torre da Igreja São Frei Pedro Gonçalves precisou passar por um trabalho de restauração. O serviço que começou na última quinta-feira (11), está sendo uma ação conjunta da Paróquia, Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac), Secretaria Executiva da Defesa Civil e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).  A previsão de conclusão é de até o final do dia.

O trabalho na estrutura da igreja foi realizado com a presença do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e a fiscalização de técnicos especializados na área de restauro e recuperação de patrimônio. Segundo Daniella Bandeira, coordenadora da Copac, inicialmente a parte atingida seria removida para ser restaurada, porém, em harmonia com o Iphan e a Arquidiocese da Paraíba, foi decidido por se fazer o reparo no local. “A intenção era concluir a restauração mais cedo, porém, se trata de um serviço delicado devido à altura e a importância dessa estrutura, sendo necessário um pouco mais de tempo”, explicou.

O padre Pedro Targino, pároco da Igreja São Frei Pedro Gonçalves, ressaltou a importância desse serviço. “A igreja é um patrimônio histórico e religioso, tendo então um valor inestimável e por isso é tão importante cuidar”.

De acordo com Alberto Sabino, diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil de João Pessoa, desde que a estrutura foi danificada pelo raio houve uma preocupação em isolar o local para preservar a segurança das pessoas.

A Igreja São Frei Pedro Gonçalves foi construída no ano de 1843 e pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Em 2 de dezembro de 1998 ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Leia também:

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!


Relacionadas