TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Alerta

Representantes da Saúde na Paraíba orientam população sobre surto de gripe

A avaliação é de que os casos podem estar relacionados a nova variante da Influenza, a H3N2

Por Renata Nunes Publicado em
Médico Luis Ferreira, secretário Executivo da Saúde de João Pessoa
Médico Luis Ferreira, secretário Executivo da Saúde de João Pessoa (Imagem: Reprodução/TV Tambaú/SBT)

Com o alto número de casos de síndrome gripais na Paraíba desde a última sexta-feira (24), representantes das Secretarias de Saúde de João Pessoa, do estado e do Ministério da Saúde se reuniram nesta segunda-feira (28), na capital, com o objetivo de tomar medidas para enfrentar o surto que já vem provocando lotação nos principais equipamentos de Saúde da Região Metropolitana.

A avaliação é de que os casos podem estar relacionados a nova variante da Influenza, a H3N2, que tem uma transmissibilidade alta, ou seja, mais fácil de ser repassada. No entanto, a maioria dos casos apresentam sintomas leves, que podem ser tratados em casa, sem a necessidade de assistência médica.

Com isso, a orientação é para a população procurar as unidades de saúde apenas em casos que apresentem sintomas como falta de ar, indisposição grande, que impossibilite as atividades normais, além de vômitos e diarreia. O secretário executivo de Saúde de João Pessoa, Luiz Ferreira, disse que idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidos formam o público que requer maior atenção.

"Esse é um surto nacional e, na Paraíba, além de João Pessoa e Região Metropolitana, os casos também estão migrando para o interior do estado. As medidas que servem para a Covid-19 também servem para essa síndrome gripal, como distanciamento social, uso de máscara, uso de álcool, além de se evitar aglomerações", recomendou.

Na rede municipal, segundo Luiz Ferreira, as Unidades Básicas de Saúde contam com mais de 200 equipes de prontidão. As Unidades de Pronto Atendimento (Upas) também são referência para tratar dos casos de síndromes gripais.

Leia mais: 


Relacionadas