TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
NA PARAÍBA

Remanejamento de vacinas deve beneficiar cidades com esquema vacinal em aberto

Secretário de Saúde da Paraíba explicou mais detalhes ao programa O Povo na TV

Por Juliana Alves Publicado em
Whats App Image 2021 06 01 at 13 32 30

Nesta terça-feira (1), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou uma resolução no Diário Oficial do Estado (DOE) aprovando o remanejamento de doses da CoronaVac para os municípios paraibanos que estejam com os esquemas vacinais em aberto. A decisão foi da Comissão Intergestores Bipartite da Paraíba (CIB-PB).

Em entrevista ao programa O Povo na TV, da TV Tambaú, o secretário estadual de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, falou sobre a novidade do remanejamento de doses da vacina entre os municípios. Ele destacou que, dessa forma, a Paraíba pode ampliar a vacinação, "beneficiando e inibindo o número de novos casos que estão ocorrendo no estado".

Segundo ele, as cidades da Paraíba mais adiantadas na imunização "já poderiam avançar no processo de vacinação, iniciando na população em geral a partir de 59 anos, em ordem decrescente até 18 anos de idade". Já para os "municípios que ainda necessitam contemplar e vacinar a população com comorbidades, os trabalhadores do sistema prisional, pessoas em situação de rua e os trabalhadores da educação, continuarão vacinando esses grupos. A partir daí, os outros grupos que estavam no programa nacional de imunização serão vacinados em pararelo com a população em geral", explicou o secretário.

De acordo com o secretário, a Paraíba vai receber novas doses de vacinas da Astrazeneca e da Pfizer contra a covid-19 ainda nessa semana (dias 2, 3, 4 e 6). Segundo ele, a expectativa é de que o Estado receba aproximadamente 700 mil doses de imunizantes contra o novo coronavírus.

De acordo com a resolução CIB-PB Nº 51, os frascos fechados excedentes dos municípios com esquema vacinal concluído, provenientes da 20ª pauta de distribuição, deverão ser devolvidos para a Coordenação Estadual de Imunização por meio das Gerências Regionais de Saúde para distribuição entre os municípios com esquema vacinal em aberto.

O município que ceder as doses excedentes a outro município deverá realizar o registro destas doses em seu sistema de informação, mediante relatórios enviados pelo município que as aplicou, considerando a quantidade de vacinas que foi destinada para cada ente municipal.

O secretário de Saúde adiantou ainda que a Paraíba deverá ter um novo decreto com medidas sanitárias mais rígidas por causa do avanço da pandemia de covid-19. Isso porque o Estado está "em um patamar elevado de óbitos" diários, internaçoes e casos confirmados.

Relacionadas