TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
luto

Relembre a trajetória política do Senador José Maranhão

O parlamentar morreu na noite desta segunda-feira (8), após complicações ocasionadas pela Covid-19

Por Carlos Rocha Publicado em
Jose maranhao 65149851

Os paraibanos tiveram uma notícia difícil na noite desta segunda-feira. O senador Zé Maranhão, que estava internado há 72 dias, morreu na noite desta segunda-feira (8), após complicações ocasionadas pela Covid-19. O parlamentar tinha 66 anos de vida pública e deixa esposa e três filhos.

Trajetória

José Targino Maranhão nasceu em Araruna no dia 6 de setembro de 1933. Foi governador da Paraíba por três mandatos e teve mais de 55 anos de vida pública dedicados ao estado. Trajetória que começou quando tinha apenas 21 anos de idade, em 1954. Nessa época ele foi eleito deputado estadual.

Maranhão deixou o cargo em 1969, perseguido pela ditadura militar. Após esse período, ele retornou à política em 1982, eleito deputado federal. Participou também da constituinte de 1988, se posicionando, por exemplo, contra a pena de morte, o aborto e a legalização do jogo do bicho. Nessa época ele foi favorável à proteção do trabalhador e contra demissões sem justa causa.

Em 1994, Maranhão foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Antonio Mariz que, em 1995, morreu por conta de um câncer. Isso fez com que José Maranhão assumisse o governo da Paraíba pela primeira vez. Após esse período, foi reeleito com mais de 800 mil votos.

No ano de 2002 Maranhão migrou para o senado. Em 2006 ele voltou a se candidatar, quando perdeu para Cássio Cunha Lima (PSDB). Mesmo derrotado, ele acabou assumiu o cargo em 2008 por conta da cassação do adversário.

Entre as principais realizações, enquanto gestor, o governador conhecido como "mestre de obras" construiu o hospital de emergência e trauma de João Pessoa, a rodovia estadual PB-008, o viaduto de Oitizeiro, além de grande parte da eletrificação das cidades do interior do Estado.

José Maranhão ocupava o cargo de senador desde 2014. Em 2018 tentou voltar ao governo da Paraíba, mas ficou em terceiro lugar na disputa. Na sua passagem pelo senado, por ser o mais velho da casa, presidiu a sessão de eleição da mesa diretora em 2019. Nas eleições de 2020, em meio à pandemia, participou ativamente de eventos de campanha mesmo integrando o grupo de risco para covid-19, doença que acabou interrompendo o mandato dele no senado e logo depois tirando a vida de um dos políticos de maior força na Paraíba.

Leia também:

Pai de paciente que fugiu de hospital e morreu deve receber indenização de R$ 50 mil

Alunos que não tiverem internet receberão livros e atividades impressas

Namorada de Lumena diz que não reconhece a parceira no BBB21

Produtor de 25 anos é apontado como novo namorado de Flordelis


Relacionadas