TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
caso raro

Registro inédito de fêmea de morcego albino grávida é feito na PB

O registro foi feito no Instituto Fazenda Tamanduá, que fica na cidade de Santa Terezinha, interior da Paraíba

Por Carlos Rocha Publicado em
Registro inédito de fêmea de morcego albino grávida é feito na PB
Registro inédito de fêmea de morcego albino grávida é feito na PB (Foto: Leal et al. 2021)

Uma espécie de morcego sem melanina (albino) que nunca tinha sido fotografada em estado de gestação teve seu primeiro registro feito em solo paraibano. Tudo ocorreu no Instituto Fazenda Tamanduá, que fica na cidade de Santa Terezinha, interior da Paraíba. O registro raro da “mamãe-morcego” albina chamou a atenção de especialistas, já que é a primeira vez que a fêmea grávida da espécie Artibeus planirostris é flagrada na natureza.

Outro registro dessa espécie com albinismo já havia sido feito, mas não em fase de gestação, segundo o G1. Casos de animais albinos são raros e mais difíceis de serem observados e catalogados.

Para se ter uma ideia, no mundo existem casos de albinismo reportados para cerca de 60 espécies de morcegos. No país, apenas 9 espécies já tiveram registro de indivíduos albinos.

A espécie fotografada possui dois picos reprodutivos por ano, gerando um filhote por gestação, que dura em torno de três meses e meio. É um morcego considerado de grande porte, mesmo pesando cerca de 50 gramas, e medindo entre 8 e 10 centímetros.


Relacionadas