TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Boletim

Registro de casos de dengue tem redução durante a pandemia na Paraíba, diz SES

Instituição acredita que há subnotificação da doença.

Por Redação Publicado em
Dengue casos pb
Imagem: Reprodução/Internet

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), houve uma queda no número de casos de dengue registrados durante a pandemia da Covid-19. Contudo, a instituição alerta que o Boletim Epidemiológico da 24ª Semana Epidemiológica – até o dia 13 de junho - é o quinto informe divulgado em meio à pandemia e "a SES observa que há uma subnotificação dos casos".

No mesmo texto, divulgado nesta segunda-feira (22), a secretaria informa que "permanece com ações de combate às arboviroses em todo estado".

De acordo com o Boletim, foram registrados 3.393 casos prováveis de dengue até a 24ª Semana Epidemiológica, uma queda de 68,83%, na comparação com o ano passado neste mesmo período, quando foram registrados 10.885 casos prováveis.

Em relação à Chikungunya, foram notificados 402 casos prováveis, enquanto em 2019 houve 811 casos, o que corresponde a uma queda de 50,43%.  Neste ano, são 81 casos prováveis de Zika, representando um decréscimo de 68,85% em comparação ao ano passado, com 260 casos prováveis.

“Assim como ocorre em todos os segmentos, a pandemia também vem afetando a busca da população ao atendimento médico e, consequentemente, as notificações das arboviroses que não estão sendo realizadas. Muitas das ações presenciais não foram executadas efetivamente, mesmo assim, a SES vem realizando as ações de apoio junto às Secretarias Municipais de Saúde”, disse a técnica das Arboviroses, da SES, Carla Jaciara.

Com o período chuvoso, há recomendações às Secretarias Municipais: realizar coleta de material para exames; investigar, acompanhar e encerrar os casos notificados para as três doenças e sensibilizar a população para a luta no combate ao mosquito, eliminando os criadouros do Aedes Aegypti. 

Leia também: Prefeitura da PB abre inscrições para concurso com salários de quase R$ 7 mil

+ Mais de 10 mil infectados pelo novo coronavírus estão recuperados na PB

+ Veja quem pode procurar DPU por auxílio emergencial negado

+ Bandidos invadem igreja e levam dinheiro do dízimo na Paraíba

+ Caixa paga mais uma parcela do auxílio emergencial nesta segunda (22); veja quem recebe

+ 6 em cada 10 mortos pela Covid-19 na PB têm Diabetes ou Hipertensão

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado!

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas