TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Em João Pessoa

Rede privada teme falta de testes para a Covid; pedidos crescem 130%

Maior hospital particular de João Pessoa também registra alta taxa de positividade dos exames.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Covid: testes gratuitos acontecem em sete pontos de João Pessoa
Covid: testes gratuitos acontecem em sete pontos de João Pessoa (Foto: MS/Divulgação)

Assim como no SUS (Sistema Único de Saúde), a procura por testes de diagnóstico de Covid-19 na rede privada de João Pessoa também teve aumento nos primeiros dias do ano. Entre 1º e 15 de janeiro de 2022, 4.050 exames deste tipo foram feitos no hospital particular que atende o maior número de clientes com plano de saúde na cidade, cerca de 210 mil beneficiários. O aumento foi de de 131,16% em relação aos primeiros 15 dias de dezembro do ano passado, quando foram realizados 1.752 testes.

A taxa de positividade também cresceu quando comparada ao mesmo período. O volume de exames com resultados positivos para Covid-19 saltou de uma média de 6% para mais de 24% no início deste ano. Foram 993 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus em 15 dias no maior hospital particular da cidade. A média é de 66 pessoas positivadas por dia.

No atendimento drive thru da unidade de saúde, 221 pessoas testaram positivo nessa quarta-feira (19), com taxa de positividade de 51,16%.

Com o crescimento das solicitações, gestores temem o desabastecimento de kits para testes de Covid. "Estamos mantendo um estoque limitado em função da elevadíssima demanda. Aguardamos a chegada dos testes que adquirimos programados para a próxima semana", disse o presidente da Unimed-JP, Gualter Ramalho.

Planos de saúde obrigados a cobrir testes rápidos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a inclusão do exame teste rápido para detecção de antígeno SARS-CoV-2 (coronavírus Covid-19), no rol de coberturas obrigatórias para beneficiários de planos de saúde.

O teste será coberto para os beneficiários de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência e será feito nos casos em que houver indicação médica, para pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quando os sintomas estiverem na janela ótima de utilização, ou seja, entre o 1° e o 7° dia de início dos sintomas.

Veja também:

Relacionadas