TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Three University Missions

Ranking aponta UFPB como uma das 1.650 melhores universidades do mundo

Edição 2021 do Três Missões Universitárias engloba instituições de 97 países

Por Carlos Rocha Publicado em
Ranking aponta UFPB como uma das 1.650 melhores universidades do mundo
Ranking aponta UFPB como uma das 1.650 melhores universidades do mundo (Foto: Angélica Gouveia)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as 1.650 melhores universidades do mundo, segundo a 5ª edição do ranking Three University Missions (MosIUR) – Três Missões Universitárias –, publicado recentemente. A UFPB ocupa a posição 1201-1300 em um ranking que apresenta universidades de 97 países e territórios, escolhidas de uma lista de pelo menos 2.000 instituições de ensino superior.

Nos 10 primeiros lugares estão universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido, com a Universidade de Harvard em 1º, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2º e a Universidade de Cambridge em 3º lugar. No Brasil, figuram nas três primeiras posições a Universidade de São Paulo (USP), na posição 451-500, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na posição 501-550, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na posição 601-650.

A elaboração do ranking leva em conta três indicadores, elencados como missões de uma universidade: a educação, a pesquisa científica e o impacto social dessas instituições de ensino. A distribuição dos pesos dos indicadores é de 45% para Educação, 25% para Pesquisa e 30% para Universidade e Sociedade. Mais informações sobre a metodologia e a série história do ranking estão disponíveis na página do MosIUR.

Criado pela União Russa dos Reitores, o Três Missões Universitárias é operado pela Associação de Avaliadores de Classificação, Ranking e Outros Avaliadores de Desempenho (ARM, na sigla em inglês). Comparado à edição anterior, de 2020, o atual ranking passou de 1.500 para 1.650 universidades de 97 países.

O link com os resultados da edição 2021 do Three University Missions (MosIUR) mostrará o conteúdo em russo. Para acessar a versão traduzida, é necessário clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Traduzir para o português”.


Relacionadas