TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Qual tema escolher para um TCC de Recursos Humanos?

Aos que estão em processo final na faculdade chega o momento de produzir o TCC Recursos Humanos e, enfim, pegar o diploma para entrar de vez no mundo profissional.

Por Renata Nunes Publicado em
Escolher sobre o que será o projeto não é fácil e exige alguns cuidados.
Escolher sobre o que será o projeto não é fácil e exige alguns cuidados. (Imagem: Divulgação)

O profissional de Recursos Humanos sempre foi muito importante para o funcionamento e crescimento de uma empresa, mas nunca a profissão esteve tão em alta como nos dias de hoje. As novas demandas na sociedade brasileira e mundial exigem que um bom departamento de RH tenha posição fundamental no mundo corporativo e motiva que novos alunos busquem essa área de formação.

Aos que estão em processo final na faculdade chega o momento de produzir o TCC Recursos Humanos e, enfim, pegar o diploma para entrar de vez no mundo profissional. Escolher sobre o que será o projeto não é fácil e exige alguns cuidados. A seguir, confira algumas dicas que vão auxiliá-lo nesta missão!

Escolha um tema que goste

Não existe tema certo ou errado no TCC, mas ele precisa ser bem elaborado. Afinal, é preciso justificar a sua escolha e não serve uma simples justificativa de um trabalho escolar. O trabalho de conclusão de curso deve ser relevante para a sua área de atuação e para a sociedade, então, cuidado ao fazer a sua decisão. Mas, lembre-se: um tema com o qual tem afinidade facilita demais o caminho.

Temas para TCC de Recursos Humanos

  • Organização
  • Diversidade
  • Sustentabilidade
  • Gestão
  • Desenvolvimento
  • Liderança
  • Qualidade de vida

Todos esses assuntos citados acima possuem diversas perspectivas diferentes que podem ser abordadas. Eles fazem parte de demandas urgentes das empresas e estas procuram profissionais capazes de solucionar os problemas relacionados a esses temas. Portanto, estudá-los no TCC é sair na frente no mercado de trabalho.

Organização e Gestão

Organização e gestão são termos que andam lado a lado e se complementam de certa forma. Os dois são fundamentais para a manutenção da ordem e o crescimento de empresas e seus funcionários. No entanto, não são poucos os casos em que eles estão em falta na rotina até mesmo de grandes empresas.

Desenvolvimento

É outro tema que envolve tanto a empresa quanto os funcionários. Desenvolvimento é um assunto importante porque é o que faz uma empresa crescer, mas o ambiente e as condições nem sempre são favoráveis. Quantos não são os casos de auto-sabotagem de companhias que tinham tudo para desenvolver-se e não conseguiram? Em vários destes casos, um profissional de RH teria evitado o pior.

Diversidade

É uma das demandas mais urgentes e solicitadas do momento. A sociedade no geral vem lutando para que a diversidade ganhe espaço na vida pública e isso se estende ao mercado profissional. A tarefa é muito difícil, o preconceito é bastante resistente, mas cabe à equipe de Recursos Humanos tornar a empresa um lugar igual, democrático e aberto às diferenças que todos nós temos.

Sustentabilidade

Ser sustentável é um modo de vida que exige esforços até que se torne natural. Em ambientes profissionais, é fundamental que atitudes sustentáveis façam parte da empresa e se tornem rotina. Cabe ao RH estimular essas ações e procurar se atualizar para sempre trazer novidades.

Qualidade de vida

Fundamental e questão de saúde pública, a qualidade de vida também significa estar em um ambiente agradável no trabalho. Sabemos que a pressão do mundo profissional existe - e que pode ser grande -, mas o funcionário precisa entregar suas demandas sem que isso tenha consequências físicas, psicológicas e emocionais.

Liderança

Momentos difíceis estão sempre prontos para aparecer em empresas de todos os tipos e é então que um profissional líder aparece para não deixar o caos reinar. Ainda que liderança seja uma qualidade natural de alguns, cabe ao RH lapidar isso e procurar tornar o ambiente propício para o surgimento de novas lideranças sempre. Além disso, as que já existem devem estar preparadas para as crises.


Relacionadas