Paraíba

PT, PSOL e UP pedem explicações sobre ação de despejo na 'Dubai'

A operação contou com a participação de mais de 600 policiais e as famílias removidas estão abrigadas em escolas

Publicado em 25/11/2021 16:17 Atualizado em 25/11/2021 18:02
logo
Por Carlos Rocha
PT, PSOL e UP pedem explicações sobre ação de despejo na 'Dubai'

PT, PSOL e UP pedem explicações sobre ação de despejo na 'Dubai' (Foto: PMPB/Divulgação)

Nesta quinta-feira (25) o Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT/PB), Partido Socialismo e Liberdade (Psol/PB) e Unidade Popular protocolaram uma ação de Pedido de Informação destino à 4ª Vara da Fazenda Pública, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), à Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), ao Conselho Nacional do Ministério Público (MP) e ao município de João Pessoa (PMJP).

O objetivo da ação é esclarecer os motivos do despejo promovido na comunidade ‘Dubai’, localizada no bairro de Mangabeira e que deixou aproximadamente 500 famílias sem moradia, na última terça-feira (23). A operação contou com a participação de mais de 600 policiais e as famílias removidas estão abrigadas em escolas públicas próximas à região, sem nenhuma perspectiva de receber novas moradias. 

Segundo o documento, o despejo pode ter desconsiderado a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na ADPF nº  828 (Rel. Min. Luiz Roberto Barrsoso), que determinou a suspensão de medidas administrativas ou judiciais que resultem em despejos, desocupações, remoções forçadas ou reintegrações de posse de natureza coletiva em imóveis que sirvam de moradia ou que representem área produtiva pelo trabalho individual ou familiar de populações vulneráveis. E ainda destaca a ausência de notificação à Defensoria Pública do Estado, além de aparentemente desrespeitar a Lei 14.216/2021, que estabelece medidas excepcionais em razão da Pandemia da Covid-19, seguindo a ADPF 828.

Há relatos de pessoas que ainda não foram vacinadas e de dois casos suspeitos de Covid-19. Recém-nascidos, crianças, adultos e idosos convivem no mesmo espaço, aglomerados, sem produtos básicos de higiene, comida, tampouco Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play