TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
INSS

Prova de vida: recadastrados entre maio e junho de 2020 devem atualizar dados

Não comparecimento pode acarretar na suspensão do benefício.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Capa do site Meu INSS
Capa do site Meu INSS (Imagem: Reprodução)

Aposentados e pensionistas que recebem benefícios via Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e deveriam ter realizado a prova de vida entre os meses de maio e junho de 2020 poderão buscar a atualização dos dados até o dia 31 de julho deste ano. A não ida a uma agência pode acarretar na suspensão do benefício.

Para este grupo, a prova de vida esteve disponível entre os meses de março e abril deste ano. Os beneficiários devem buscar a agência onde recebem o benefício ou via aplicativo Meu INSS – nos casos de biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Departamento de Trânsito (Detran).

Também é possível realizar a prova de vida nos os aplicativos Meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br) e Meu INSS. Após acessar o site, o segurado saberá se está autorizado a realizar a prova de vida sem sair de casa. Caso contrário, o indicado deve encaminhar-se a uma agência bancária.

Perda de prazo

Para quem perder o prazo, o caminho é de reativar o benefício de forma remota. Desta forma, deve-se recorrer ao site ou aplicativo Meu INSS. Serão solicitados documentos pessoais - como CPF e RG, além do comprovante de residência. Após preenchimento dos dados, será necessária ida a uma agência.

Confira abaixo o calendário da prova de vida

Vencimento da comprovação de vida

Retomada da prova de vida

Março e abril/2020

Junho/2021

Maio e junho/2020

Julho/2021

Julho e agosto/2020

Agosto/2021

Setembro e outubro/2020

Setembro/2021

Novembro e dezembro/2020

Outubro/2021

Janeiro e fevereiro/2021

Novembro/2021

Março e abril/2021

Dezembro/2021


Relacionadas