TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
iniciativa

Projeto da UFPB lança e-book gratuito com receitas de chefs renomados para gerar renda

Venda solidária do livro digital arrecadou duas toneladas de alimentos para doação

Por Redação Publicado em
Projeto da UFPB lanca e book gratuito com receitas de chefs renomados para gerar renda
Foto: Leonardo Freire Photos

O projeto "Gastronomia descomplicada", do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, lançou, nesta quarta-feira (17), e-book gratuito com 56 receitas de chefs renomados para gerar renda durante a pandemia do novo coronavírus.

Participaram do projeto chefs como Bel Coelho, Carla Pernambuco, Janaína Rueda, Onildo Rocha, Dani Façanha, Frank Bin, Claudemir Barros e o paraibano Carlos Ribeiro. “O engajamento dos chefs e a arrecadação das duas toneladas de alimentos para distribuir no nosso Estado superaram nossas expectativas”, comemora a professora Ingrid Dantas, uma das organizadoras da iniciativa.

Para a docente, a comercialização das receitas pode ser uma alternativa de renda para a população que ficou impossibilitada de trabalhar ou perdeu o emprego durante a quarentena. “Os pratos devem ser comercializados de forma segura, seguindo as regras de distanciamento, a fim de movimentar a economia”.

A venda solidária do livro, intitulado Gastronomia Solidária: Receitas para fazer e vender durante a pandemia, arrecadou duas toneladas de alimentos para doação na Paraíba, a fim de combater a fome de pessoas em vulnerabilidade social.

A entrega da primeira tonelada ocorreu no dia 10 de junho, à Cozinha Comunitária do Bairro dos Novais, em João Pessoa. Na próxima semana, a segunda tonelada será destinada a famílias de trabalhadores que tiram seu sustento do lixão de Patos, no Sertão paraibano.

A campanha de arrecadação aconteceu de 1º a 15 de junho. “Fomos procurados por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na feira solidária que estão realizando, os doadores estão sendo presenteados com nosso e-book”.

Anteriormente, o projeto havia lançado o livro digital Gastronomia descomplicada, com 40 receitas simples, de baixo custo e de fácil comercialização. O download do e-book também foi liberado e as receitas divulgadas por meio do perfil do curso de Gastronomia da UFPB no Instagram.


Relacionadas