TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
educação

Projeto da UFPB cria gibis para ensinar educação financeira a crianças

O material foi disponibilizado gratuitamente e pode ser baixado no site do grupo

Por Carlos Rocha Publicado em
Projeto da UFPB cria gibis para ensinar educação financeira a crianças
Projeto da UFPB cria gibis para ensinar educação financeira a crianças (Foto: Divulgação)

O projeto de extensão “Educação Financeira para toda a Vida”, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criou quatro gibis infantis voltados para educação financeira. O material foi disponibilizado gratuitamente e pode ser baixado por meio deste link.

De acordo com o coordenador da iniciativa, Prof. Wenner Glaucio Lopes Lucena, o projeto surgiu a partir da necessidade de levar a educação financeira de uma forma lúdica para as crianças.

“Queremos ensinar as questões financeiras do cotidiano. Portanto, nessa perspectiva, esperamos torná-las adultos mais conscientes financeiramente, e nada melhor que histórias para educá-las nesse mundo das finanças pessoais”, destacou o docente.

As quatro histórias formuladas pelo grupo são “A árvore dos desejos”, “A caixa forte do dinheiro”, “A estrada das finanças” e “Economizando no dia a dia”. Segundo o professor, o objetivo é ter uma nova produção a cada dois meses.

“Já pensou quantas crianças estarão se educando de forma lúdica sem ser algo chato e cansativo? Vamos mudar a forma de pensar delas e os frutos serão colhidos no futuro!”, destacou o Prof. Wenner.

No desenvolvimento dos gibis, a extensão teve a parceria da plataforma Traders Club School, que ajudou no design e divulgação do trabalho.

Wenner ainda contou que um dos principais benefícios da iniciativa é mostrar que a UFPB está ultrapassando os muros da Universidade e contribuindo com a sociedade. “Esse é o retorno que podemos dar para aqueles que acreditam na Instituição. Posso afirmar que estamos mudando a vida das pessoas”, assegurou.

O projeto Educação Financeira vem, ao longo de 10 anos, trabalhando com crianças, jovens e adultos. Dentre as ações do projeto, estão as aulas ministradas na Escola de Educação Básica (EEBAS); a pesquisa de preços nos Supermercados do Estado da Paraíba; a realização da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira; a promoção da IV Olimpíada Paraibana de Educação Financeira; o aplicativo “Simula OBEF”; e paródias com base em Músicas e Rimas.

A composição do gibi contou com a participação dos extensionistas: Adrielle Macedo, Alexia Pires, Iris Sousa, Luana Pereira, Lucas Silva, Matheus Nascimento, Matheus Soares e Tales Duarte. Os interessados podem acompanhar todas as atividades do grupo por meio de endereço eletrônico ou perfil no Instagram.

Leia também:

Duplo homicídio é registrado no Portal do Poço, em Cabedelo

Petrobras anuncia redução do preço da gasolina nas refinarias

"Acorda pensando na minha sunga apertada", diz Doria sobre Bolsonaro

Paraíba confirma 55 mortes por Covid-19 nesta sexta (11)


Relacionadas