Paraíba

Professor da UFPB é premiado por criação de app para monitoramento fiscal

Aplicativo prevê indicadores fiscais brasileiros para facilitar gestão orçamentária

Publicado em 12/11/2020 18:30 Atualizado em 12/12/2020 03:57
logo
Por Redação Portal T5
Professor da UFPB é premiado por criação de app para monitoramento fiscal

Foto: Angélica Gouveia/UFPB/Divulgação

Um aplicativo desenvolvido por um professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para o monitoramento e previsão de indicadores fiscais no Brasil ganhou destaque na premiação do I Concurso Nacional de Artigos Científicos do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), realizada na última sexta-feira (6).

O artigo sobre o desenvolvimento do aplicativo Monitor Fiscal, de autoria do professor Cássio Besarria, coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da federal paraibana, em parceria com o analista Diénert Vieira, da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência na Paraíba (Dataprev/PB), obteve o terceiro lugar na premiação.

O professor Cássio Bessaria, que atua com projeções econômicas no Labimec, explica que, em virtude da crise provocada pela atual pandemia da covid-19, o momento é de vulnerabilidade das contas públicas, evidenciando a relevância desse acompanhamento.

“O Brasil passa por um momento de fragilidade fiscal, então acompanhar esses dados facilita uma tomada de decisão de um gestor público, por exemplo, que saberá para onde irão as contas públicas nos próximos meses, para melhor planejar seu orçamento”, destaca.

Para isso, o aplicativo Monitor Fiscal automatiza o processo de coleta de dados públicos disponibilizados pelo Banco Central do Brasil (BCB). Esses dados são, então, coletados e modelados, para gerar projeções de indicadores fiscais – dívida líquida, dívida bruta e necessidade de financiamento do setor público – a curto e médio prazo.

O aplicativo, destinado a gestores públicos, acadêmicos, agentes do mercado acionário ou qualquer cidadão interessado em acompanhar contas públicas está disponível na versão web.

Leia também:

+ “Alguém tem que ser porteiro no Sudeste”, diz escritor sobre nordestinos

+ Auxílio Emergencial é pago nesta quinta (12); veja quem recebe

+ Marido de Ana Hickmann revela câncer: “tumor grande em metástase”

+ Já ouviu a música "Rita"? Veja outros hits famosos do cantor Tierry

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado!

Adicione o WhatsApp do Portal T5 e receba as notícias em seu celular: (83) 9 9142-9330.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play