TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
História

Proclamação da República no Brasil completa 132 anos

Cerca de mil militares acompanharam ato no dia 15 de novembro de 1889.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Marechal Deodoro da Fonseca no centro do Rio de Janeiro.
Marechal Deodoro da Fonseca no centro do Rio de Janeiro. (Foto: TV Brasil/Reprodução)

De 14 a 20 de novembro começa lembrando os 100 anos da morte da Princesa Isabel no dia 14 de novembro. Já no dia 15, o Brasil celebra os 132 anos da República, data que é feriado nacional.

No âmbito dos direitos humanos, temos importantes marcos como o Dia Internacional para a Tolerância, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

+ Feriadão em João Pessoa: veja o que abre e o que fecha nesta segunda (15)

Princesa Isabel

Há 100 anos, no dia 14 de novembro, morria a princesa Isabel. Filha do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, Isabel tornou-se a herdeira do trono brasileiro após a morte prematura do irmão mais velho. A princesa chegou a ser a regente do Império em três ocasiões, sempre durante as viagens de Dom Pedro II à Europa, e assinou durante esse período a Lei do Ventre Livre, que tornava livre os filhos de escravos, e a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil.

A lei conta com apenas dois artigos, que foram aprovados com rapidez, pois a proposta era considerada urgente e um anseio nacional dos senadores da época.

O nascimento da República

A Proclamação da República ocorreu um ano e meio após a abolição da escravatura. No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca saiu de sua casa no centro do Rio de Janeiro, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares.

Veja mais:



Relacionadas