TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
fique atento

PRF na Paraíba alerta sobre riscos de acidentes em dias chuvosos

De acordo com a corporação, quatro acidentes ocasionados por aquaplanagem.

Por Redação Publicado em
Whats App Image 2020 06 19 at 14 23 38
Foto: Divulgação/PRF

Devido as fortes chuvas registradas nas últimas horas, a PRF na Paraíba emitiu um alerta sobre a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados ao dirigir para evitar acidentes graves. Durante as primeiras horas desta sexta-feira (19), foram registrados quatro acidentes ocasionados pelo fenômeno conhecido como aquaplanagem, que acontece em virtude do acumulo de água ocasionado pelas fortes chuvas.  

Os quatro acidentes registrados aconteceram na BR 101, no Km 88, 97, 99 e 122, na saída da Paraíba em direção a Pernambuco. O acidente no km 122 envolveu um caminhão transportando óleo diesel e uma das faixas foi interditada para ser feita a remoção do veículo com segurança.

Cuidados

A PRF alerta sobre a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados ao dirigir para evitar acidentes graves. Para aqueles motoristas que necessitam realizar deslocamentos pelas rodovias federais neste período chuvoso é importante estar atentos ao estado dos pneus, faróis, limpador dos vidros e condições dos freios. Além disso, é fundamental reduzir a velocidade e sempre manter os faróis acessos.

A PRF alerta ainda que existem vários pontos nas rodovias federais do estado que acumulam água durante as chuvas e que podem provocar o fenômeno denominado aquaplanagem, quando o veículo perde o contato com o solo porque se forma uma camada de água entre o pneu e o asfalto. Quando isso ocorre, o motorista perde o controle do veículo por alguns instantes, podendo acontecer acidentes graves.

O que fazer para evitar a aquaplanagem? 

É importante estar com os pneus em bom estado. O pneu careca propicia que a aquaplanagem ocorra em virtude da ausência da banda de rodagem, aqueles frisos por onde a água escoa. Também é importante verificar a calibragem dos pneus. Outra dica fundamental é reduzir a velocidade antes de entrar na poça de água mas nunca de forma abrupta.

E se o veículo aquaplanar? 

Se o veículo aquaplanar, não pise no freio e não faça movimentos bruscos com o volante. Tire o pé do acelerador, mantenha o veículo em linha reta até que ele recupere a aderência com o solo. E o mais importante, mantenha a calma.

Emergência

Em caso de emergência, entre em contato com a PRF através do 191. Perceba o risco e evite acidentes. A conduta do motorista é fundamental para evitar acidentes e preservar a vida.

Leia também:

+ 'Malvado' é preso com drogas e arma em João Pessoa

+ Tráfico de cocaína entre RN e PB é descoberto durante abordagem da PRF

+ Homem é baleado durante tentativa de assalto em fábrica de João Pessoa

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado!

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas