TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Política

Presidente Jair Bolsonaro inclui SUS em programa de concessões e privatizações do governo

Serão realizados estudos para a transferência, à iniciativa privada, da construção, modernização e a operação das UBS dos estados, municípios e Distrito Federal

Por Redação Publicado em
JAIR BOLSONARO 05 05

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou decreto que inclui a política de fomento ao setor de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) no programa de concessões e privatizações do governo, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Com a inclusão no PPI, serão realizados estudos para a transferência, à iniciativa privada, da construção, modernização e a operação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos estados, municípios e Distrito Federal.

O documento foi formalizado nesta terça-feira (27) e também contou com a assinatura do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Antes conhecidos como postos de saúde, as UBS são a principal porta de entrada do SUS. Elas realizam os procedimentos ligados à da atenção primária, como consultas, atendimento de pequenas urgências, coleta de exames, vacinação e cadastramento dos usuários.

O projeto de suspensão foi apresentado pela deputada Maria do Rosário (PT-RS). Para ela, o governo busca, com a medida, privatizar os postos de saúde comunitários, essenciais para a saúde coletiva e “direito fundamental da população”.


Relacionadas