TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Xeque-Mate

Prefeito de Cabedelo e mais 19 se tornam réus por suposto esquema de corrupção

De acordo com a denúncia do Ministério Público da Paraíba, o grupo teria participação em esquema de contratação de servidores fantasmas e na prática das chamadas “rachadinhas”

Por Carlos Rocha Publicado em
Prefeito de Cabedelo e mais 19 se tornam réus por suposto esquema de corrupção
Prefeito de Cabedelo e mais 19 se tornam réus por suposto esquema de corrupção (Foto: Reprodução)

Mais um capítulo da operação Xeque-Mate veio à tona nesta terça-feira (17). Viraram réus no processo o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (DEM), o ex-prefeito do município portuário, Leto Viana, e também mais 18 pessoas, entre  vereadores e ex-vereadores. De acordo com a denúncia do Ministério Público da Paraíba, o grupo teria participação em esquema de contratação de servidores fantasmas e na prática das chamadas “rachadinhas”, que é o acordo ilegal de devolução de parte dos salários por parte de servidores, na Câmara Municipal. Os fatos teriam ocorrido na gestão de Leto, em especial nos dois últimos anos, 2017 e 2018.

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público do Estado da Paraíba (Gaeco) pede, na ação, a perda do mandato eletivo dos envolvidos (caso tenham), além do pagamento de R$ 5,1 milhões a título de indenização por danos materiais e morais. Essa denúncia foi apresentada no fim de abril e tem como base as delações feitas pelo então presidente da Casa, Lucas Santino, no curso da Operação Xeque-Mate.

O Portal T5 entrou em contato com as defesas do atual prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, e também do ex-prefito, Leto Viana. Jovelino Neto, defensor de Leto, afirmou que recebeu com surpresa a notícia e ficou sabendo através da imprensa. Eles afirmam que não foram notificados oficialmente.

Já o atual prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, disse, por meio de nota, que está ciente do recebimento da denúncia. Ele esclareceu que os fatos em apuração são relativos ao período em que exercia o mandato de vereador. Disse que não tem ou teve qualquer funcionário fantasma ao longo de sua vida pública, ao contrário, sempre combateu essa prática. Renovou os votos de confiança no Poder Judiciário e a certeza de que a sua inocência será comprovada ao final do processo. Finalizou afirmando que permanece firme no seu compromisso de transformar a cidade de Cabedelo com boa gestão e muito trabalho.


Relacionadas