TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Prazer de Ler: A importância do letramento na alfabetização de crianças

Por Redação Publicado em
3502735728 1 GG

A alfabetização e letramento são processos de aprendizagem da leitura e escrita para crianças. Algumas pessoas não sabem a diferença desses termos e acabam achando que é a mesma coisa. “A alfabetização é o ato de ler e escrever e o letramento é a compreensão social sobre isso. O aluno pode saber ler e não ser letrado, por isso os dois precisam caminhar de forma tranquila, segura e unida”, explica Taiane Gomes, Coordenadora Pedagógica do Colégio Marista Pio X.

Toda criança deve ser alfabetizada ao mesmo tempo em que é letrada. Isso porque a idade pré-escolar permite o desenvolvimento de uma série de habilidades pessoais e interpessoais. O professor é parte fundamental nesse processo de alfabetização como reforça Tatiane, “O ambiente letrado ele deve estar muito presente na vida social, cotidiana da escola. O professor tem o papel provocador. Porque enquanto a criança faz a leitura de mundo, de signos, de símbolos, essa sistematização e função de leitura deve acontecer na escola com as práticas em sala de aula”.

O aprendizado deve acontecer de forma lúdica com atividades que despertem a curiosidade das crianças. “Quando o professor traz vida ao livro, ao objeto pro imaginário da criança faz toda a diferença. Os pequenos começam o contato com o mundo da leitura com a contação de história, com as receitas, com os gêneros textuais. É um trabalho que começa no maternal, mas perdura até o ensino médio. É pra vida.”

Confira o primeiro vídeo da série Prazer de Ler:


Relacionadas