TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Para 2ª dose

Ponto de vacinação tem aglomeração de idosos em João Pessoa

Busca pela segunda dose de imunizantes teve tumulto

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Aglomeracao espaco cultural jp foto flavio fernandes rtc
(Foto: Flávio Fernandes/RTC)

Centenas de idosos que buscavam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 ficaram aglomerados na manhã desta terça-feira (13), no Espaço Cultural, em João Pessoa. Segundo as pessoas que estavam no local, o tumulto foi causado pela falta de informações da Prefeitura Municipal.

A campanha imunização esteve suspensa no domingo (11) e na segunda-feira (12).

Veja as imagens registradas pela TV Tambaú:

Muitos idosos chegaram durante a madrugada e formaram filas na calçada do Espaço Cultural. Com a abertura dos portões, houve correrria e empurrões.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Aline Grisi, mais de duas mil pessoas já buscaram a segunda dose das vacinas por meio de agendamento no site ou aplicativo destinado à reserva dos imunizantes pela população. "Ninguém precisa ir para as filas de vacinas às 4h. Não é preciso madrugadar. É necessário agendar a vacinação com o intervalo de 28 dias", disse.

Veja como agendar a vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa

Nesta terça-feira foram disponibilizados sete postos para a aplicação da segunda dose da vacina, de 8h às 12h. Os espaços estão divididos entre dois pontos de drive thru, no Espaço Cultural José Lins do Rego (Expedicionários) e Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), bem como, cinco ginásios de escolas.

Veja os locais:

  1. Escola Estadual Papa Paulo VI - Cruz das Armas;
  2. Escola Municipal Darcy Ribeiro - Funcionários II;
  3. Centro Cultural Tenente Lucena - Mangabeira;
  4. IFPB - Jaguaribe;
  5. Escola Municipal Seráfico da Nóbrega - Tambaú;
  6. Espaço Cultural (drive thru e pedestres);
  7. Santuário Mãe Rainha (drive thru e pedestres).

Idosos e pessoas com comorbidades 57+

Dentro do plano de imunização, a Prefeitura segue, também, com a vacinação das pessoas a partir dos 57 anos de idade com comorbidades, profissionais de saúde da mesma faixa etária e idosos acima de 60 anos, para a primeira dose. As comorbidades atendidas serão do tipo diabetes mellitus, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 (IMC >40). A vacina será disponibilizada no Mangabeira Shopping para o público 57+ com comorbidades e Profissionais de Saúde da mesma faixa etária. Já na Igreja Universal do Reino de Deus, o imunizante atenderá o público 57+, com comorbidades.

A vacinação está suspensa para pessoas com Síndrome de Down ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Agendamento – Para ter acesso ao imunizante contra a covid-19, as pessoas inseridas nos grupos acima citados devem realizar o agendamento no aplicativo Vacina João Pessoa e, no momento da imunização, deixar um documento que comprove a condição de prioridade: laudo médico, exames ou receitas de medicação.

Documentação – A documentação que comprovará a comorbidade do paciente ou o exercício profissional ficará retida para posterior averiguação por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público. Quem for tomar vacina deve levar documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência.

Transporte gratuito – As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo da Paraíba. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.


Relacionadas