TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Nesta manhã

PF deflagra 8ª fase da Operação Calvário e cumpre mandados em endereços na Paraíba

Objetivo é investigar indícios de lavagem de dinheiro de recursos desviados de organizações sociais.

Por Redação Publicado em
Viatura Policia Federal
Viatura da Polícia Federal Viatura da Polícia Federal Foto: Divulgação

A Polícia Federal na Paraíba e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público na Paraíba (Gaeco), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagraram, na manhã desta terça-feira (10), a 8º Fase da Operação Calvário. A ação tem como objetivo investigar indícios de lavagem de dinheiro de recursos desviados de organizações sociais da área da saúde, por meio de jogos de apostas autorizados pela Loteria do Estado da Paraíba.

Entenda

As investigações demonstram que parte dos recursos foram desviados com a
participação de um auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, que teria
recebido vantagem indevida para dificultar a fiscalização nas organizações
sociais.

O trabalho investigativo também apontou no sentido de 'embaraços' à própria Operação Calvário, mediante a atuação de um profissional jornalista, o qual utilizava canais de imprensa para constranger investigados ou potenciais investigados. Estes lhe pagavam vantagem indevida, sob pena de revelar conteúdo sigiloso.

A operação conta com a participação de 55 policiais federais, e cinco auditores da CGU, sendo realizado o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, e no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Os endereços estão nas cidades de João Pessoa e Bananeiras, no Brejo, bem como o cumprimento de um mandado prisão.


Relacionadas