TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Paraibano

Petrúcio Ferreira será porta-bandeira do Brasil em abertura de Jogos Paralímpicos

Paraibano é o atleta paralímpico mais rápido do mundo.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Petrúcio Ferreira durante celebração do recorde mundial em pista de atletismo em Dubai 2019.
Petrúcio Ferreira durante celebração do recorde mundial em pista de atletismo em Dubai 2019. (Foto: Ale Cabral/CPB)

O medalhista paralímpico Petrúcio Ferreira será um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio. A cerimônia ocorrerá no dia 24 de agosto, no Estádio Nacional do Japão, às 8h (horário de Brasília). Ao lado do paraibano, Evelyn Oliveira, da bocha, também representará o país.

Tanto Petrúcio quanto Evelyn foram medalhas de ouro na última edição do megaevento paradesportivo, no Rio 2016, e atuam em duas das modalidades que mais subiram ao pódio pelo Brasil na história dos jogos.

Petrúcio é velocista da classe T47 (para amputados de braço) e acumulou conquistas como dois ouros no Parapan de Toronto 2015 nos 100m e nos 200m. Em sua estreia nos Jogos Paralímpicos, no Rio 2016, sagrou-se campeão nos 100m e prata nos 400m e no revezamento 4x100m.

"Na minha segunda edição de Jogos e já ter essa honra. Fica difícil descrever do tamanho da alegria, representar toda uma nação, todos os atletas, e todo o Movimento Paralímpico e para as pessoas com deficiência. Seria ainda mais legal se tivesse público [no estádio], mas é um privilégio só estar lá com a bandeira do nosso país, fico sem palavras", afirmou Petrúcio, que sofreu um acidente em uma máquina de moer capim quando tinha dois anos e perdeu parte do braço esquerdo.

Atleta paralímpico mais rápido do mundo, com a marca de 10s42 que registrou na semifinal dos 100m no Mundial de atletismo, em Dubai 2019, Petrúcio disse acreditar que outro atleta seria o mais indicado para ser nomeado porta-bandeira do país.

"Um grande nome seria o Daniel Dias, um grande nome, a história que ele tem no esporte paralímpico é incrível. Inspira qualquer atleta", apontou.

Nas redes sociais, o paraibano agredeceu. Veja:

A delegação brasileira será composta por 260 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 164 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 434 pessoas. Jamais uma missão brasileira em Jogos Paralímpicos no exterior teve tamanha proporção.

Também participarão do desfile pela delegação brasileira a técnica da classe BC4 da bocha e staff da atleta Evelyn, Ana Carolina Alves, e o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alberto Martins.

Veja mais:


Relacionadas