TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pesquisa

Pesquisadores do Ibope vão aplicar testes de Covid-19 em João Pessoa neste domingo (21)

Dessa vez a meta desta fase da pesquisa é realizar 33.250 testes rápidos para covid-19 em 132 municípios o Brasil

Por Redação Publicado em
Pequisadores ibope geisel joao pessoa 01

O IBOPE começa neste domingo (21) uma nova etapa da pesquisa sobre os casos do novo coronavírus em todo o país e agora chegou a vez de moradores de João Pessoa serem entrevistados. Dessa vez a meta desta fase da pesquisa é realizar 33.250 testes rápidos para covid-19 em 132 municípios o Brasil.

Na Paraíba, a capital que foi escolhida para realizar essa parte da pesquisa. São testes rápidos e no momento em que a pessoa espera os 15 minutos pelo resultado, vai respondendo aos questionários da pesquisa. O teste é o capilar, aquele que fura a ponta do dedo para ser coletada uma gota de sangue.

O IBOPE diz que é importante que as pessoas participem dessa pesquisa para que se tenha o resultado fiel e as autoridades em saúde possam então tomar iniciativas para conter a pandemia.

Os entrevistadores do IBOPE devem estar credenciados e são preparados para fazer esse tipo de ação. Caso reste alguma dúvida é só entrar em contato pelo telefone 0800 800 5000. Em João Pessoa, a pesquisa deve acontecer no domingo, segunda e terça-feira.

Pesquisa anterior e denúncia à polícia

No dia 14 de maio desse ano, diversos moradores da capital paraibana relataram, através das redes sociais, que pessoas usando equipamentos de proteção estavam de porta em porta oferecendo testes rápidos da Covid-19. Isso levantou suspeita de algum tipo de golpe e a Polícia Militar recebeu algumas chamadas de moradores.

A polícia levantou inicialmente que os profissionais são de uma empresa de Pernambuco, a Nordeste Pesquisas, que foi contratada para realizar um estudo do IBOPE, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Contatada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), afirmou que não tinha conhecimento da pesquisa, que tem financiamento do Ministério da Saúde. Isso acabou gerando a desconfiança das pessoas em relação aos aplicadores.

Segundo o IBOPE Inteligência, a pesquisa se chama: ‘Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional’. Em contato com o Portal T5, uma representante do instituto confirmou que João Pessoa era uma das cidades onde a pesquisa estava sendo aplicada.

Ainda segundo o IBOPE, a equipe da Universidade Federal de Pelotas consultou a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e recebeu autorização para realização do trabalho com entrevistadores devidamente treinados por um profissional da área de saúde.

Leia também: Governador da PB anuncia endurecimento nas medidas de isolamento para os próximos dias

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas