TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
unicamp

Pesquisadores compararam coronavírus com HIV e encontram similaridade

Pesquisa da Unicamp traz novas evidências de que o Sars-CoV-2 usa estratégia para atrapalhar o sistema imunológico similar à do HIV

Por Redação Publicado em
Coronavirus 1

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriram que o novo coronavírus atua no organismo humano por meio de um mecanismo semelhante ao do vírus HIV, causador da Aids. Os dois prejudicam o funcionamento do linfócito T CD4, responsável por coordenar a resposta imune adaptativa, processo que acontece pela liberação de moléculas sinalizadoras, as citocinas.

O estudo, que ainda precisa passar por revisão de pares, foi divulgado na plataforma medRxiv. Ele sugere que o Sars-CoV-2 consegue infectar e se replicar no interior dos linfócitos, levando essas células de defesa à morte e comprometendo, mesmo que temporariamente, o sistema imunológico.

“Nossos resultados sugerem que, em alguns pacientes, o novo coronavírus pode causar um quadro de imunodeficiência aguda não apenas porque mata parte dos linfócitos T CD4, mas também porque prejudica a função dessas células”, contou Alessandro Farias, chefe do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, à Agência Fapesp.

Confira a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Portal T5

Leia também:

Acidente de caminhão mata motorista e deixa esposa ferida no interior da PB

Bruno e Marrone abrem o jogo sobre separação; confira

Dia Internacional do Café: 5 dicas para fazer a bebida perfeita em casa

Presidente Bolsonaro desembarca na Paraíba nesta quinta-feira (1º)


Relacionadas