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Pesquisa mostra resultados negativos na educação infantil brasileira

Despreparo de educadores e falta de atividades extracurriculares afetam aprendizado

Por Renata Nunes Publicado em
Educa Mais Brasil 13 de junho de 2022

A educação infantil é uma das etapas fundamentais para o desenvolvimento da criança, contribuindo para evolução em diversas áreas como aspectos psicológicos, cognitivos, sociais e emocionais. No entanto, muitos ambientes mostraram-se desfavoráveis para o crescimento, com profissionais despreparados para tal atividade e ausência de aulas extracurriculares, como relata o estudo realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) em 1,8 mil escolas de 12 cidades brasileiras.

Conforme o estudo da FMCSV, 67% das turmas não têm contato com atividades envolvendo a natureza, 27% as crianças não têm experiências com teatro, música ou dança e 38% das crianças têm essa experiência com essas artes, mas sem estratégias que permitam o protagonismo delas nessas atividades.

O estudo observou práticas pedagógicas das escolas sob administração direta das prefeituras, sejam públicas ou conveniada, e concluiu que o ensino ofertado nas escolas de ensino infantil é considerado regular, mas com deficiência de necessidade de ações para que aquilo que está nos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BCNN).

Para a gerente de Conhecimento Aplicado da FMCSV, Beatriz Abuchaim, “ter boas experiências nesse início da vida faz toda diferença para esse adulto que essa criança um dia será”.

O resultado do estudo deve servir de subsídio para os municípios, que são, no Brasil, os principais responsáveis pela educação infantil. Uma das questões levantadas com base nos dados é a necessidade de formação dos educadores para melhor atender à etapa.

*Com informações da Agência Brasil



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