TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
crime

PB teve casos de feminicídio em todos os meses de 2020 e quatro só em dezembro

Além da pandemia, 2020 sinalizou para um fenômeno comportamental, o aumento da violência contra as mulheres

Por Carlos Rocha Publicado em
Feminicidios paraiba

Além da pandemia, 2020 sinalizou para um fenômeno comportamental, o aumento da violência contra as mulheres. Só no estado da Paraíba, em todos os meses do ano, de janeiro a dezembro foram registrados casos de feminicídio. Somente no último mês do ano, pelo menos quatro crimes com essa características foram registrados.

Entre os casos está o da adolescente de 16 anos que foi morta a tiros na cidade de Pedras de Fogo. O ex-companheiro dela confessou o crime e revelou ter se sentido ofendido com uma dança que ela fazia em frente de casa.

Um duplo feminicídio também marcou os paraibanos neste mês de dezembro. Juciara de Lima dos Santos e Joana Eugênia de Lima Andrade eram mãe e filha e tinham 38 e 19 anos, respectivamente. Conforme a polícia, elas foram mortas em casa pelo marido de Juciara. Testemunhas revelaram que o casal estava em processo de separação, mas o homem não aceitava o fim do relacionamento. Ele tirou a própria vida em um quarto de motel momentos após o crime.

Outro caso de repercussão foi a morte da modelo Lourrayne Damaris. O ex-namorado da jovem, que também não aceitava o fim do relacionamento foi detido no estado da Bahia e confessou ter matado a jovem e tentado ocultar o corpo. E as mortes não se limitaram às questões envovendo relavionamento amoroso. Na cidade de Patos, uma atendente de um estabelecimento foi morta após um desentendimento por conta de um troco.

Polícia Civil da Paraíba é uma das instituições que faz parte da Rede de Proteção a Mulheres Vítimas de Violência, formada pela Secretaria da Segurança e Defesa Social, através da Polícia Civil com a Coordenação das Delegacias da Mulher – Coordeam – e da Polícia Militar, Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Patrulha Maria da Penha, Ministério Público, Tribunal de Justiça e outras instituições parceiras.

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas em qualquer uma das 14 Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões do Estado, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.

Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br

Através da delegacia online (www.delegaciaonline.pb.gov.br) a população já conseguia registrar ocorrências que não tiveram o uso de violência, como perdas e extravios de documentos e objetos, acidente de trânsito sem vítima, furto, desaparecimentos e localização de pessoas.

Com a ampliação, durante o período emergencial, passarão a ser comunicadas via on-line outros fatos, como casos específicos de violência doméstica (para casos sem violência física ou sexual, como ameaça, injúria, calúnia e difamação), e ocorrências sem crimes, como abandono de lar, bloqueio de veículos, desacordos comerciais e evasão hospitalar. A partir de agora também é possível solicitar Medidas Protetivas de Urgência.

Os registros feitos pela delegacia on-line são analisados e encaminhados para apuração, de acordo com cada caso. Os comunicantes receberão os BOs  por e-mail.

Leia também:

Paraíba confirma mais de mil novos casos de Covid-19 nesta quarta (30)

Bruno Cunha Lima anuncia quatro nomes de secretários para a gestão

Paraibana Gkay aparece na lista da Forbes dos milionários antes dos 30

PB: Suspeito de matar a ex-namorada é preso


Relacionadas