TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Covid-19

PB tem a 2ª menor taxa de ocupação de leitos de UTI do Brasil, diz Fiocruz

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
DADOS COVID LEITOS
(Foto: Divulgação/FioCruz)

Caíram as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos na Paraíba. De acordo com o Boletim Extraordinário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), houve redução de 77% para 70%, entre 5 e 12 de abril.

Mesmo com a situação amena, a Fiocruz mostra que a pandemia deve permanecer em níveis preocupantes ao longo de todo o mês de abril.  Pesquisadores pedem medidas de restrição de mobilidade e de algumas atividades econômicas.

Os hospitais paraibanos têm a segunda menor taxa de ocupação desses leitos no Sistema Único de Saúde (SUS). O menor registro é apontado em Roraima, com 44%. Além da Paraíba, também tiveram queda desse índice os estados do Pará (87% para 82%), Amapá (de 91% para 84%), Tocantins (de 95% para 90%) e São Paulo (de 91% para 86%).

O Boletim traz ainda um painel sobre a vacinação. Do total das pessoas vacinadas (27.567.230) no Brasil até a semana passada, 30,2% completaram o esquema vacinal com duas doses e 69,8% receberam apenas a primeira dose do imunizante.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa está suspensa desde a quarta-feira (14). A expectativa de retorno é para o próximo sábado (17).

Para controlar a disseminação da pandemia e preservar vidas, os pesquisadores reforçam que é fundamental que os municípios brasileiros, em especial os que compõem as regiões metropolitanas, adotem medidas convergentes e sinérgicas, em especial dentro de cada Região Metropolitana.

Últimas 24 h

A média de leitos de UTI ocupados aumentou para 71%. No Sertão, 68% dos leitos estão ocupados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A média de ocupação de leitos nas enfermarias é de 63%.

Ao todo, 275.301 casos de contaminação foram registrados desde o início da pandemia na Paraíba.

Entre os 1.218 diagnósticos confirmados no último boletim, 113 (9,27%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.105 (90,72%) são leves.


Relacionadas