TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saiba mais

PB é o estado com maior risco de gestantes contraírem covid, diz estudo

O mapeamento dos casos e óbitos provocados pela doença considerou um período de 16 meses, de março de 2020 a junho de 2021

Por Juliana Alves Publicado em
13 cidades na PB apresentam alto risco para gestantes e puérperas
13 cidades na PB apresentam alto risco para gestantes e puérperas (Foto: Reprodução/Governo de Goiás)

A Paraíba é o estado com o maior risco de gestantes e puérperas serem infectadas com a covid-19. É o que diz um estudo liderado por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas. A pesquisa mapeou os 50 municípios brasileiros onde o risco de contaminação para esse grupo é maior.

Das 50 cidades com alto risco para gestantes e puérperas, 13 são paraibanas. Na relação, os estados do Ceará, Amazonas e São Paulo aparecem com 7 cidades cada um. Em seguida, estão: Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (4), Paraná (3), Mato Grosso (2) e Santa Catarina (1).

“Observamos que aqueles municípios com menos recursos de infraestrutura em saúde e maiores desigualdades socioeconômicas tiveram as maiores taxas de incidência e de mortalidade materna pela covid-19. São aqueles municípios com deficiências na sua estrutura e cobertura de saúde,” destacou o epidemiologista e professor do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS, Victor Santana Santos, que coordenou o estudo.

O mapeamento dos casos e óbitos provocados pela doença considerou um período de 16 meses, de março de 2020 a junho de 2021. Foram usados dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe do Ministério da Saúde (SIVEP). No período, o país registrou 13.858 casos e 1.396 mortes por covid-19 de mulheres grávidas e em pós-parto.

Leia também:


Relacionadas