Paraíba

PB confirma 2 casos de síndrome associada à Covid-19 em crianças

Entre nove casos notificados, óbitos também estão em investigação

Publicado em 31/08/2020 10:21 Atualizado em 25/11/2020 19:09
logo
Por Redação Portal T5
PB confirma 2 casos de síndrome associada à Covid-19 em crianças

Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa, recebeu dois pacientes com casos confirmados da doença
Foto: Divulgação

Estudos ainda não evidenciam a relação da síndrome com o novo coronavírus, mas especialistas estão em alerta pelo período de infecção da Covid-19 e aparecimento dos sintomas.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou que os casos no estado continuam em investigação. A pasta orienta que crianças e adolescentes com sintomas da doença, com pais e responsáveis, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima.

Dúvidas sobre as notificações podem ser obtidas pelo e mail: simpcovid.pb@gmail.com e pelo telefone (83) 99146-5074

Nota de alerta

Na última semana, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nota de alerta para comunicar aos especialistas sobre a obrigatoriedade da notificação dos de SIM-P ao Ministério da Saúde.

O órgão também acredita na possibilidade da grave repercussão no organismo de crianças e adolescentes provavelmente associada à Covid-19, uma vez que acontece em dias ou semanas após a infecção pelo novo coronavírus. “A SIM-P é multissistêmica, pois envolve ao menos dois órgãos e sistemas. Além de febre persistente, um amplo espectro de sintomas, muitos destes potencialmente graves, tem sido referido nos pacientes, entre eles: alterações cardiovasculares; renais; respiratórias; hematológico; gastrointestinais; mucocutâneo; e outras”, cita o documento.

Casos de Covid-19

Nesse domingo (30), 130 novos casos de Covid-19 e 13 óbitos foram registrados desde a última atualização. As ocorrências atingem todos os 223 municípios e 154 cidades já tiveram mortes por Covid-19.

Até o momento, 105.661 pessoas já contraíram a doença, 75.470 já se recuperaram e 2.435, infelizmente, faleceram. 

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play