TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pandemia

Patos flexibiliza funcionamento do comércio a partir desta quarta-feira (10)

Na Paraíba, o decreto com medidas mais rígidas segue até o dia 15 de junho.

Por Redação Publicado em
Cidade paraibana já exige cartão de vacina em estabelecimentos
Cidade paraibana já exige cartão de vacina em estabelecimentos (Foto: Reprodução)
Imagem/ Reprodução

A partir desta quarta-feira (10), estabelecimentos comerciais da cidade de Patos, no Sertão paraibano, terão o funcionamento flexibilizado. De acordo com a Prefeitura do Município, um protocolo de segurança deve ser obedecido conforme o decreto publicado nesta terça-feira (9). Já o ensino das escolas da rede pública permanece suspenso até 20 de julho.

Na Paraíba, o decreto com medidas mais rígidas segue até o dia 15 de junho. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, ao prefeito da cidade sertaneja, Ivanes Lacerda (MDB), disse que Patos precisa ter medidas independentes do estado.

Atualmente o município tem 778 casos de Covid-19. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o estado registrou 641 novos casos da doença e 23 óbitos confirmados. São 20.951 pessoas que já contraíram a doença na Paraíba, destas, 4.340 já se recuperaram e 507 pessoas não resistiram.

Para o município de Patos, são considerados serviços essenciais: supermercados, conveniências, postos de combustível, farmácias, hortifrutis, padarias, lava-jato, oficinas mecânicas, serviços funerais funcionará em plantão de 24 horas, borracharias, frigoríficos, óticas, fornecedores de órteses e próteses e insumos de saúde. Esses locais podem funcionar até as 22h.

Já as atividades não essenciais que podem funcionar no horário das 7h às 16h, a partir desta quarta-feira são: feiras livres; mercados públicos, clínicas de estética, academias, salões de beleza e shoppings.

A partir do dia 15 de junho, bares, restaurantes, espetinhos e lanchonetes retomam às atividades com um protocolo de segurança específico, que ainda deve ser publicado.

Aulas presenciais da rede pública municipal de ensino ficam suspensas até o dia 20 de julho.

A infração a quaisquer dos dispositivos do decreto vai acarretar cassação de alvará de funcionamento e interdição imediata do estabelecimento.

Intervenção judicial 

Na última semana, a Justiça suspendeu a medida que autorizava o funcionamento dos estabelecimentos comerciais no município de Sousa, também no Sertão do estado. O gestor tentou flexibilizar a reabertura dos entalecimentos duas vezes, mas foi impedido por decisões judiciais.

saiba mais

Relacionadas