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25% a mais

Passagem de trem ficará mais cara na Grande João Pessoa

 Atualmente a passagem custa R$ 2. O aumento anunciando corresponde a 25%

Por Juliana Alves Publicado em
Operação tem início em caráter experimental
Operação tem início em caráter experimental (Foto: Divulgação/CBTU)

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou um comunidado anunciando um novo reajuste no valor das passagens de trêns em diversas regiões do país, entre elas a Grande João Pessoa.

De acordo com a CBTU, o novo valor será de R$ 2,50. Ainda segundo a Companhia, o reajuste só valerá a partir de julho deste ano.

Os novos reajustes, de acordo com a CBTU, são inferiores aos 9% de inflação acumulada desde a aprovação do último reajuste em janeiro de 2019, implementado de forma parcelada, entre maio de 2019 e março de 2020.

 Atualmente a passagem custa R$ 2. O aumento anunciando corresponde a 25%.

Leia a íntegra da nota

"A CBTU anunciou na última 4ª feira reajustes tarifários de 6,3% em Recife e 5,9% em Belo Horizonte, a vigorar a partir de 20/03/2021. Tais reajustes são inferiores aos 9% de inflação acumulada desde a aprovação do último reajuste destas praças, em jan/2019, implementado de forma parcelada, por força de acordo judicial, entre mai/2019 e mar/2020.

Em Recife, o reajuste é inferior ao recente aumento de 8,7% sobre as tarifas do sistema de ônibus. Em Belo Horizonte, o reajuste apenas iguala a tarifa do sistema de metrô ao valor que já era praticado pelo BRT (Move).

Além disso, também foi anunciada nova etapa do processo de recomposição de tarifas dos sistemas de VLTs de Natal, Maceió e João Pessoa, cujo valor da passagem irá para R$ 2,50, porém apenas a partir de jul/2021, tendo em vista a maior vulnerabilidade das populações atendidas.

A Empresa deixa claro que pesou em sua decisão diversos fatores, não apenas econômicos, mas também o momento vivido pelo país em razão da pandemia e seu papel social. Dessa forma, fez e faz o possível para minorar o impacto para seus usuários, porém, como Empresa Pública Federal subvencionada pelo Tesouro Nacional, não seria possível deixar de ajustar suas tarifas após 2 anos da aprovação de seu último aumento, de forma a não repetir políticas passadas de congelamento tarifário, que perduraram por mais de 17 anos, que tanto oneraram os contribuintes com o crescimento das subvenções através dos impostos federais e prejudicaram a qualidade dos serviços oferecidos, por terem sufocado financeiramente a Companhia e restringido sua capacidade de investimentos.

Por fim, a CBTU reforça seu compromisso com as populações por ela atendidas, no sentido de garantir o transporte nas localidades onde é socialmente vital, mas buscando também um maior equilíbrio financeiro, com redução da subvenção recebida dos impostos federais, ao mesmo tempo em que procura viabilizar melhorias nos serviços prestados."

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