TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
agendamento

Paróquias de João Pessoa se reinventam para realizar confissão na Sexta-Feira Santa

A igreja não aconselha quem é idoso ou tem alguma doença crônica e ainda não foi vacinado entrar no agendamento e fazer a confissão pessoalmente

Por Carlos Rocha Publicado em
Igrejas Joao Pessoa

Pelo segundo ano consecutivo a Igreja Católica tem uma semana santa diferente, em meio a uma pandemia, e essa realidade impede muitos fieis de cumprirem uma prática comum na Sexta-Feira da Paixão, a confissão.

A prática da confissão é bastante comum no período que antecede ao domingo de Páscoa. Quando não se tinha pandemia, mutirões eram realizados para atender ao maior número de fiéis. Esses encontros começaram cedo e terminavam tarde da noite. No entanto, a Covid-19 trouxe restrições e os fieis tiveram que se reinventar.

Os atendimentos individuais não foram suspensos para todos, porém, os padres fizeram agendamentos e marcaram as confissões para locais abertos, bem ventilados e mantendo o distanciamento social.

Em João Pessoa, o agendamento foi adotado assim como em diversos lugares do mundo. "Estamos fazendo em um ambiente mais arejado, mantendo a distância, o que acaba possibilitando a confissão. O que define a boa confissão é a capacidade de escuta e isso temos conseguido fazer", disse o padre de uma das paróquias de João Pessoa que adotou o método de agendamento.

A igreja não aconselha quem é idoso ou tem alguma doença crônica e ainda não foi vacinado entrar no agendamento e fazer a confissão pessoalmente. Aqueles que não podem fazer isso, as pessoas de idade, a gente pede que, diante de Deus, faça o seu arrependimento e Deus na sua infinita bondade vai perdoar porque com toda certeza sabe o que estamos vivendo", completou.

Desde que as celebrações com a presença de pessoas foram proibidas por causa da pandemia os fiéis se acostumaram acompanhá-las pela internet. Os padres também tiveram que se habituar.

"A igreja era muita muita distante da tecnologia, sobretudo da internet, do Instagram, e ela se tornou uma companheira e um mecanismo incrivelmente necessário, de tal forma que, com a covid, nós passamos a olhar e a contemporizar os meios comunicação com mais seriedade"

Leia também:

Vídeo: homem é resgatado após ser espancado e enterrado vivo na Paraíba

Juliette bate 18 milhões de seguidores no Instagram

Emboscada termina com homem baleado perto da rodoviária em João Pessoa

Comandante da PM é exonerado após furar fila de vacina contra Covid-19


Relacionadas